Prefeitura de Mossoró inicia barreiras sanitárias na BR 405

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta sexta-feira (27) as barreiras sanitárias para dificultar a chegada e a saída de algum agente patológico do novo coronavírus na cidade. A primeira barreira ocorreu na BR 405, que dá acesso ao município de Apodi. As barreiras sanitárias não limitam ou proíbem as pessoas de ir ou vir, mas sim nos casos que sejam identificados algum suspeito do Covid-19. Caso seja identificado alguma possível suspeita, a Secretaria de Saúde vai encaminhar o indivíduo a uma Unidade de Pronto Atendimento mais próxima.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, explicou sobre a necessidade e importância dessas barreiras ao Município nesse momento de pandemia mundial do Covid-19. “A barreira sanitária nada mais é do que parar os carros, orientar as pessoas, perguntar se está doente. A barreira é protetiva, uma medida de prevenção, para que a gente possa orientar mais e melhor. No atual momento que estamos vivendo informação é tudo. Quanto mais informação a população tiver, mais cedo a gente vai parar de correr tantos riscos com a essa pandemia do Covid-19.”, disse Saudade.

Wigna Maria, de 28 nos, estava saindo de sua casa para ir ao banco e ficou contente por saber que esse tipo de ação está acontecendo na cidade. “É bom para a gente ficar mais orientado, se prevenir melhor. Eles estão dando as orientações certas e nós só temos a agradecer.”, disse Wigna.

Luzienete recebendo orientação da equipe da Vigilância em Saúde.

Luzinete Marculino, de 40 anos, entendeu que as barreiras sanitárias são fundamentais para a população fazer sua parte e evitar sair de casa sem necessidade. “Eu acho que a gente precisa dessas informações. É um cuidado com a nossa saúde. É importante para todos nós, cada um tem que fazer sua parte. Precisamos entender isso. Só sai de casa hoje porque precisa ir ao supermercado”, afirmou Luzinete.

Todos que participam das barreiras sanitárias utilizam os equipamentos de proteção individual (EPIs): Máscara PFF2, luvas descartáveis, gorro, óculos de proteção, avental descartável com mangas longas, sapato fechado, e álcool gel ou álcool a 70%.

Ainda nesta sexta-feira (27), no período da tarde, mais duas barreiras sanitárias vão ocorrer na cidade. O trabalho das barreiras ocorre em parceia com diversas entidades.

GRUPO 1: BR 304 (MOSSORÓ/FORTALEZA) das 15h às 17h.

GRUPO 2: BR 304 (MOSSORÓ/NATAL) das 15h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *