Prefeitura anuncia decreto para conter Covid-19

Medida considera a grave situação da capital

Nesta terça-feira (23), o prefeito Allyson Bezerra e sua equipe de funcionários se reuniu com as autoridades de saúde de Mossoró para definir as ações que devem ser tomadas para conter o avanço do coronavírus no município.

Na reunião, que aconteceu por vídeo conferência, após ouvir as autoridades sanitárias de saúde e empresários de vários segmentos, o gestor informou que será publicado um decreto com medidas de contenção da doença.

As determinações consideram o crítico cenário de Natal, capital do estado, onde praticamente não existe mais leitos de UTI Covid disponíveis. Pacientes foram transferidos para Mossoró e Caicó.

As recomendações anunciadas pelo Governo do Estado e possivelmente adotadas pelo gestor municipal visam evitar o aumento de casos em Mossoró e região. O município dispõe de três hospitais e uma Unidade de Pronto Atendimento de pacientes com Covid-19. A UPA de Belo Horizonte funciona como porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a realização dos exames e de passar por observação, o paciente é regulado para uma das vagas dos hospitais com leitos Covid, em Mossoró. Além dos hospitais particulares, há leitos para tratamento de Covid-19 no Hospital Regional Rafael Fernandes, Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia e Hospital de Campanha São Luiz.

Os 20 leitos de Covid no Hospital Rafael Fernandes e Hospital Tarcísio Maia estão ocupados. Já no Hospital São Luiz, 30 dos 40 leitos de UTI Covid-19 estão ocupados. Temendo o aumento de casos, o Governo do Estado e Prefeitura de Mossoró devem solicitar que a população fique em casa, use máscara, higienize as mãos com frequência e evite promover aglomeração. Decreto deve ser publicado ainda hoje.

 

 

Deixe um comentário