Prazo para microempresas solicitarem adesão ao Simples Nacional encerra hoje

As empresas de pequeno porte que pretendem optar pelo Simples Nacional a partir do próximo ano podem solicitar a adesão ao regime antecipadamente pela internet com o agendamento. Esse processo facilita o ingresso no sistema de tributação diferenciado e permite a verificação prévia de pendências jurídicas e fiscais que talvez possam interferir na concessão do imposto. O prazo de agendamento do pedido de ingresso no sistema vai até hoje.

Para fazer o agendamento, basta que o empresário acesse o link Agendamento da Opção Pelo Simples Nacional no sitewww.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional. Não existindo pendências, a solicitação da opção para 2016 estará confirmada e o registro será gerado no dia 1º de janeiro. As principais vantagens do Supersimples são a unificação de impostos em uma única guia de recolhimento e a redução da carga tributária em até 40%.
“Quando mais cedo o empreendedor identificar possíveis pendências na área fiscal, mais tempo ele terá para saná-las e ter o pedido de opção pelo Supersimples aceito”, explica a analista da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae no Rio Grande do Norte, Ruth Suzana Maia.

Segundo ela, Microempreendedores Individuais (MEI) que ultrapassaram o limite de faturamento anual de R$ 60 mil também precisam solicitar o enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte, que é obrigatório. A regra também vale para o movimento contrário: empresas dessas duas categorias jurídicas que desejam se tornar MEI.