Prazo para adesão ao Simples Nacional encerra nesta sexta-feira
Empresários interessados em migrar para o Simples Nacional, que pode reduzir em até 40% a carga tributária, têm até esta sexta-feira, 29, para migrar para esse regime fiscal. A adesão pode ser feita através do site do Simples Nacional e podem se inscrever profissionais de 142 atividades e que tenham faturamento anual bruto de até R$ 3,6 milhões.
Aqueles que não se inscreverem no Simples até o final do prazo só poderão optar pelo programa no ano de 2017. Entre as atividades que podem se beneficiar do regime fiscal com menos tributos estão empresas com atuação no ramo da beleza, como salões de manicure e cabelereiro, além de médicos, engenheiros, consultores, arquitetos e corretores de imóveis.
Empresas recém-criadas têm até 30 dias após o deferimento da inscrição para aderir ao Simples. Já os empresários que desejam sair do sistema Simples podem fazê-lo a qualquer momento. Porém, as empresas que derem entrada no pedido após este mês de janeiro só serão desvinculadas a partir do próximo ano.
Com o Simples Nacional, cobrança e fiscalização de tributos das microempresas e empresas de pequeno porte é simplificada, pois se reduz o volume de boletos e cobranças, além do desconto no percentual de impostos cobrados.
De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), o Rio Grande do Norte possui, atualmente, mais de 134 mil empresas cadastradas no Simples. Este ano, o Brasil deve agregar 500 mil novas empresas no programa devido à ampliação das atividades enquadradas no sistema de tributação simplificada.