PERÍODO CHUVOSO PODE VIR ACOMPANHADO DE DENGUE E DE OUTRAS ARBOVIROSES

Arboviroses são doenças transmitidas pela picada de insetos, como o Aedes Aegypti. Existem centenas de arboviroses que podem ser adquiridas, principalmente, durante os períodos chuvosos. A dengue, o Zíka vírus, a chikungunya e a febre amarela, por exemplo, são as mais comuns.

A pessoa infectada pelo arbovírus pode apresentar febre alta, dores musculares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, náuseas e diarreia. Nos casos mais graves das doenças, o indivíduo pode sofrer sangramentos, alterações no fígado e até mesmo desenvolver encefalite, que consiste na inflamação do cérebro.

É importante as infecções serem diagnosticadas o quanto antes para que haja intervenção adequada. “A hidratação é uma das principais formas de tratamento das arboviroses”, explica o médico infectologista Alfredo Passalacqua. Ele ainda sugere repouso.

Mesmo existindo tratamento, é importante a população adotar medidas de prevenção das arboviroses. Evitar água parada em locais impróprios é só uma delas. As pessoas ainda podem tomar vacinas específicas para algumas arboviroses e utilizar repelentes e inseticidas em suas casas para eliminar os mosquitos.