Oposição reúne apoio à candidatura de Telma Gurgel para reitora da UERN

A oposição à atual gestão à frente da reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) reuniu apoio em torno do nome da professora Telma Gurgel para o cargo de reitora da instituição. A candidatura conta com o apoio dos professores Gilton Sampaio, do Campus de Pau dos Ferros, e Ana Dantas, do Campus de Natal, candidatos a reitor, pela oposição, em eleições anteriores.

Professora da UERN há 30 anos, Telma Gurgel é graduada em Serviço Social pela UERN, mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem pós-doutorado pela Universidade Paris-Diderot (Paris 7). É bolsista de produtividade do CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher “Simone de Beauvoir”.

Como cientista, Telma Gurgel coordena pesquisa nacional sobre o feminismo autônomo no Brasil e já publicou em periódicos mundialmente conhecidos, como a “Revista do Centro Tricontinental” (CETRI), da Bélgica, e na “Nouvelles Questions Fèministes”, revista francesa fundada por Simone de Beauvoir e Christine Delfhy, nos anos de 1960.

Telma Gurgel também já foi chefe do Departamento de Serviço Social, diretora da Faculdade de Serviço Social por dois mandatos, coordenadora da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERN.

No campo político, Telma Gurgel atuou como militante estudantil pela estadualização da UERN, foi vereadora na Câmara Municipal de Mossoró.

A chapa encabeçada pela Profa. Telma Gurgel terá como candidato a vice-reitor o professor William Coelho, docente da UERN há 28 anos e atual vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).