OPERAÇÃO ANARRIÊ – Interferência em investigações foi flagrada em telefonemas

Documento do Ministério Público relacionado ao suposto desvio de recursos do Mossoró Cidade Junina, mostra o registro de telefonemas com a tentativa de interferência no processo de investigação que deflagrou a Operação Anarriê.

A identificação consta no documento com 56 páginas divulgado pelo MP na manhã de hoje, de forma paralela a realização da operação. Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira foi confirmado que esta interferência teria motivo o desencadeamento da operação.

As interceptações telefônicas constam no documento divulgado pelo MP, inclusive com transcrição de trechos com diálogo entre os envolvidos.

Uma das ligações foi transcrita no documento e mostra o processo de cientificação de parte dos envolvidos.

 

Veja a transcrição de uma das ligações

HNI: “Deixa eu dizer uma coisa a você, eu fui notificado pelo Ministério Público, aí hoje eu fui lá pra ver do que se tratava. Sobre 2013, Cidade Junina, você quer me orientar alguma coisa”.

TÁCIO: ” Rapaz, não, ele vai lhe perguntar…KLEBER também foi. Aí você vai ser ouvido quando?”

HNI:” Amanhã”.

TÁCIO:” Amanhã? não se …

” HNI:” Amanhã à tarde”.

TÁCIO: “É”.

HNI: ” 2013. Aí eu digo só o básico, não que eu faço só…(não compreendido)…”.

TÁCIO: “Venha, passe aqui…, acho que você deveria conversar com Gustavo, certo? Fazer Gustavo tomar conhecimento disso, tanto você como…(não compreendido), até Kleber disse que falou com ele, que ele era o secretário, né? E assim, e qualquer coisa, agora só tenho até o final da tarde de hoje, porque eu vou viajar amanhã”.

HNI: ” E é? Você hoje à tarde tá em Mossoró?”

TÁCIO: “Eu tô em Mossoró hoje à tarde, agora ligue pra Gustavo e marque com ele, vá conversar com ele pessoalmente”. (…)

 

No documento o Ministério Público relata a preocupação de Gustavo Rosado com relação a notificação dos envolvidos e a articulação de uma reunião destinada a discutir o assunto.

“Com efeito, na sequência das chamadas 1002045.WAV, 1010773.WAV, 1010898.WAV, 1010905.WAV e 1010967.WAV, é possível notar Gustavo (Rosado) preocupado com a notificação de KELLY, KLEBER e RIOMAR para serem ouvidos no Ministério Público Estadual, constatando-se, ainda, que o requerido faz uma reunião com todos os envolvidos no escritório do seu advogado, a fim de repassar informações e treiná-los para as perguntas do Parquet. 27”, destaca o documento.

O relato do Ministério Público segue com a descrição de contatos mantidos entre as partes.

“Nesta ligação KELLY conversa com GUSTAVO e comenta que recebeu uma notificação para depor sobre o Cidade Junina e GUSTAVO pergunta quando é, porque RIOMAR também recebeu e KELLY fala que é hoje e GUSTAVO diz que RIOMAR também é hoje, KELLY também fala que KLEBER também vai ser hoje (…) GUSTAVO orienta que é melhor conversar com OLAVO que é mais maduro e pode orientar melhor”.

O documento destaca o comprometimento dos acusados com a interferência das investigações.

“Verifica-se, portanto, a indicação de elementos concretos de que os investigados Gustavo e Tácio interferiram nas investigações do Ministério Público, na medida em que manipularam os demais investigados e testemunhas ouvidas pelo parquet”, conclui.