O SALMO DA LIBERTAÇÃO DA ANSIEDADE E DA ANGÚSTIA – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

O SALMO DA LIBERTAÇÃO DA ANSIEDADE E DA ANGÚSTIA – (Artigo da Semana) – [email protected]

O SALMO DA LIBERTAÇÃO DA ANSIEDADE E DA ANGÚSTIA

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6-7)

Num mundo caótico e individualista, a dor do outro passa desapercebida, principalmente quando a dor da ansiedade pode destruir uma vida. Essa dor é uma angústia na alma que nos tira o direcionamento, de forma que não sabemos para onde ir ou com quem buscar ajuda.

Esta geração é tomada pela dor da angústia, provinda da ansiedade, que na sua maioria das vezes torna-se um sofrimento silencioso, por vergonha ou medo de ser rejeitado. Por outro lado, são poucas as pessoas que podem ajudar e entender essa dor na alma.

Quando de súbito somos tomados pela angústia, o corpo reage com uma aceleração cardíaca, medos, temores e a incapacidade de saber o que fazer ou como reagir à situação que se apresenta. É como ficar congelado, pois as ações desaparecem como fumaça ao vento.

Quase sempre, quando a angústia, fator gerador do estresse, domina o nosso corpo, nos sentimos perseguidos, cheios de sentimentos e pensamentos autodestrutivos, que são verdadeiros semeadores da desesperança no nosso coração. É neste momento que devemos invocar o poder da fé.

Este salmo é um convite para lermos e refletirmos sobre como o sistema mundano quer nos destruir e nos separa da graça do Eterno.

Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime.

Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo.

Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.

Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.

Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.

Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma.

Porventura escaparão eles por meio da sua iniquidade? Ó Deus, derruba os povos na tua ira!

Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?

Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim.

10 Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra.

11 Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.

12 Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças;

13 Pois tu livraste a minha alma da morte; não livrarás os meus pés da queda, para andar diante de Deus na luz dos viventes? (Salmo 56: 1-13)

Após a leitura deste salmo, o desejo maior do nosso coração é lançar um grito ao Eterno. Grito atrevido em oração e humilhação. Um pedido de socorro urgente.

Certamente, este salmo lhe traz consolo e paz diante de tantas lutas, e momentos delicados e difíceis que você vem enfrentado. Mas não deixe que os problemas escureçam a sua visão, conduzindo à derrota, pois você precisa lembrar que é amado de Deus e especial.

A sua história é conhecida pelo Eterno. Ele sabe cada momento difícil que você tem vivido, quantas lágrimas tem derramado, quantas mágoas têm guardadas no seu coração, ele sabe da sua angústia e ansiedade. No entanto, ele tem para lhe dar alento, graça, amor e vitória. Basta ter um pouco de paciência e aplicar a razão da fé.

Nesse momento, os pensamentos passam como um fleche, e as lembranças batem a sua porta, de quantos não já recebeu, do quanto correu de lado para outro em busca de ajuda, de uma palavra, de um gesto de misericórdia e de compaixão.

Quantas decepções vividas! Quantas dores silenciadas! Lembre-se, o amor do Senhor nunca lhe abandonou. Ele está esperando que você decida o momento de lhe contar o que deseja e o que lhe aflige. Pois, a resposta Ele tem.

Vou lhe contar um segredo… escute… O senhor lhe ama e se importa com você! Faça a sua parte que é buscar. Dizem as Sagradas Letras: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto se está perto”.

Como o Eterno é cavalheiro, Ele escuta, vê o seu gemido, o seu clamor e as suas lágrimas. Ele conhece a sua história e quer mudá-la, lhe tornando um vencedor. Porém, Ele espera que tome a decisão de segui-lo sem olhar as pedras, os muros altos e nem os obstáculos, pois é Dele que vem a vitória. Acredite! A vitória é sua.

Portanto, aos que crerem no Eterno, Ele promete: “Clama a mim que eu responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que você não sabe”. Certamente, você já tenha pedido socorro aos sacerdotes deste mundo, aos médicos, aos religiosos, aos familiares, aos colegas, no entanto, a sua dor na alma continua a mesma. Eis a resposta a sua dor, ore, clame, se humilhe diante do Senhor e lhe informe o que está acontecendo, seus medos, dúvidas e dores, e no aconchego do seu lar, no silêncio do seu quarto, onde somente o Eterno pode vê-lo, Ele vai lhe recompensar em público, porque confiou no seu nome. Acredite!

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário