Novos leitos do Hospital Tarcísio Maia devem entrar em funcionamento na próxima semana

Os 36 novos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), construídos pela Maçonaria e entregues na quinta-feira passada, 21 de abril, devem entrar em funcionamento na próxima semana, conta o diretor do hospital, o médico Jarbas Mariano. Ele explica que estão sendo realizados testes na rede de gás para garantir a segurança. Antes de os leitos serem utilizados, é preciso ainda montar o quadro de servidores.

“Entendo a ansiedade das pessoas pelo funcionamento dos leitos, mas é preciso entender que a abertura de leitos de hospital exigem cuidados redobrados. Agora pela manhã a rede de gás da enfermaria está sendo testada e esperamos abrir os 36 leitos na próxima semana”, explica o diretor.

Já em relação ao quadro de funcionários para a nova enfermaria, Jarbas Mariano conta que 23 dos 37 servidores do Hospital da Polícia, que foram cedidos para a nova ala do HRTM, já se apresentaram. Os outros 14 servidores são esperados para a lotação na unidade até a terça-feira da próxima semana.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou portaria remanejando um médico, um assistente social, seis cirurgiões dentistas, três enfermeiros, um nutricionista, 19 auxiliares de saúde, um técnico administrativo e cinco assistentes técnicos em saúde do Hospital da Polícia Militar para o HRTM.

O reforço na equipe e na quantidade de leitos disponíveis irá contribuir para amenizar o quadro enfrentado pelo HRTM atualmente, de aumento na quantidade de pacientes devido a complicações de viroses, sobretudo idosos.