Notas da Redação

 

ALEXANDRE

O ministro do STF, Alexandre Moraes, passou a ocupar o cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral, assumindo o posto em substituição à ministra Rosa Weber que deixou o TSE no mês passado.

PLANEJAMENTO

Ministros do TSE, técnicos e parlamentares planejam diferentes cenários para as eleições municipais deste ano, marcadas para outubro. O primeiro turno poderá ser adiado para novembro e o segundo para dezembro.

DATAS

Como as eleições serão municipais, existe a possibilidade de diferentes em cada estado, de acordo com a taxa de contágio da doença. Para diminuir a aglomeração, o pleito poderá ser realizado em dois dias consecutivos.

CONGRESSO

A decisão final, porém, depende de mudanças na Constituição e de uma votação acelerada do Congresso. A ideia é que haja uma definição nas próximas semanas.

CONVENÇÕES

Outra possibilidade é que os partidos realizem “convenções online” para a escolha e registro dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, medida necessária, mas vista com reservas pelos advogados eleitorais.

PROIBIÇÃO

Alguns países fecharam suas fronteiras para a entrada de estrangeiros. Em relação ao nosso país, pessoas que saem do Brasil estão proibidas de entrar no território de dez nações , sendo que em três delas o veto foi específico para brasileiros.

EUA

Além dos EUA, que anunciaram recentemente essa proibição, o turista brasileiro não pode visitar, atualmente, Japão, Grécia, Canadá, Espanha, Itália, China, Austrália, Argentina e Chile.

VAGAS

Desde a última segunda-feira que hospitais públicos e privados do Rio Grande do Norte estão com os leitos lotados para Covid-19. A informação foi divulgada pelo secretário adjunto da Saúde, Petrônio Spinelli.

OMISSÃO

Os prefeitos das duas maiores cidade do estado, Natal e Mossoró, reclamam da omissão da governadora Fátima Bezerra. Álvaro Dias defende a adoção de medidas mais radicais de isolamento, como o lockdown.

SOBRECARGA

O secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes, afirmou que o Estado demorou a agir para as ações do Covid-19 e isso sobrecarregou o sistema de saúde do município de Natal. O mesmo acontece em relação à Mossoró.

PROTOCOLO

A secretaria de Saúde de Natal vai estabelecer novo protocolo para o tratamento do Covid-19, incluindo os medicamentos ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina, de acordo com o estágio da doença.

RECADO

O ministro Celso de Mello, do STF, determinou arquivamento de processo contra o presidente Bolsonaro, mas avisou que “o desrespeito a decisões judiciais por ato de puro arbítrio é ilegal com tipificação de pré-requisito para abertura de processo de impeachment.”

ARTICULAÇÕES

Com o endurecimento do STF, o presidente Bolsonaro despachou ministros, como o da Defesa, para entendimentos pessoais como alguns ministros do Tribunal e, pela primeira vez, aconselhou seguidores que evitassem confrontos de rua com adversários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *