Notas da Redação

Justiça
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania deverá entrar na reforma que o governador Robinson Faria será obrigado a executar. O secretário Cristiano Feitosa Mendes não conseguiu o controle do sistema prisional onde a fuga de presos se tornou fato diário.

Saúde
Três médicos foram sondados para o cargo de secretário da Saúde, em substituição ao Dr. Ricardo Lagreca: Paulo Xavier Trindade, Eduardo Lemos e José Rozendo, pediatra, cardiologista e oftalmologista, respectivamentel. Nenhum mostrou-se receptível a essa possibilidade.

Educação
Para a secretaria de Educação a preferência do governador seria o nome de Cláudia Santa Rosa, com especialização em Psicopedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação e defensora intransigente da escola pública.

PSDB
No projeto de reforma do secretariado está a participação do PSDB no governo. Com uma bancada de cinco deputados estaduais é importante que Robinson tenha o apoio da sigla. Nas negociações, os nomes da deputada estadual Márcia Maia e do deputado federal Rogério Marinho.

Segurança
Maurílio Pinto, com 74 anos, conhecido como “xerife”, teve seu nome especulado para substituir a secretária Kalina Leite, que ocupará Secretaria Especial do governador. Maurílio nega o convite e sugere a escolha de pessoa experiente de preferência sem laços políticos.

Mossoró
A sondagem de nomes para o novo secretariado também chegou à Mossoró. Robinson está preoupado com o desgaste político que tem crescido na mesma proporção em que a imagem do prefeito se torna mais negativa. As conversas, como não poderia deixar de ser, são reservadas.

Reitor
Amigos do reitor da UERN, professor Pedro Fernandes, entendem que sua filiação ao PSD foi uma estratégia para se aproximar politicamente do governador. Lembram que isso aconteceu quando o então reitor Milton Marques filiou-se ao PSB, que ra o partido da governadora Wilma de Faria.

Câmara
O vereador Jório Nogueira não tem conseguido superar as dificuldades no relacionamento com os demais vereadores. Há quem acredita que, por trás da crise, encontra-se o prefeito Francisco José. Tudo por conta de blog apócrifo contra o prefeito que seria alimentado por aliado do vereador.

Ministérios
A saída do PT do governo Robinson resultou em dificuldades para o governador que será obrigado a promover reforma no secretário. A saída do PMDB do governo gerou crise semelhante, com nove ministérios funcionando sem que seus titulares tenham sido nomeados.

Agripino
O senador José Agripino tem se mostrado discreto na condução da crise nacional. Mesmo assim tem defendido que seu partido, o DEM, não participe de um provável futuro governo Temer. Agripino foi um dos principais críticos de Dilma, em seu primeiro mandato presidencial.