Notas da Redação

ELEIÇÕES

O grupo de trabalho criado pelo TSE para avaliar o impacto da pandemia do Covid-19 sobre as eleições de outubro concluiu, ontem, que as eleições de outubro devem ser mantidas, pois a Justiça Eleitoral tem condições de manter o calendário eleitoral.

IFRN

O Diário Oficial da União, em sua edição desta segunda-feira (20), trouxe a nomeação do professor Josué de Oliveira Moreira como reitor pro-tempore do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

INTERVENÇÃO

A nomeação do professor Josué se constitui em intervenção política no IFRN, considerando que ele não concorreu e, por isso mesmo, não faz parte da lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação, onde o professor José Arnóbio de Araújo saiu vitorioso com 48,25%.

GIRÃO

A mídia local tem atribuído a reviravolta na indicação do reitor do IFRN ao deputado federal General Girão. Mineiramente, Girão vem conseguindo indicar candidatos a importantes cargos do governo federal no Rio Grande do Norte.

UFERSA

O precedente com o IFRN é um alerta para a nomeação do próximo reitor da Universidade Federal do Semiárido, UFERSA. Aliados do presidente Bolsonaro, que não concorreram ao cargo, articulam-se para que também sejam indicados pelo mesmo critério, o da fidelidade política.

REAÇÃO

A indicação do professor Josué não foi recebida pacificamente. Ontem, foi necessário pedir ajuda à polícia para manter a ordem e assegurar o direito de o nomeado entrar no próprio Instituto Federal. Será preciso muito habilidade para pacificar os descontentes.

BANCADA

Sabendo que o presidente Bolsonaro não respeita indicação de candidatos escolhidos em eleições diretas, para a direção de Unidades Federais de Ensino, seus seguidores procuram ocupar essas posições, deslocando os reitoráveis aguardam uma possível indicação.

MÉDICOS

Em virtude das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte antecipou a colação de grau de 82 estudantes matriculados no curso de medicina.

ONLINE

A colação de grau da Faculdade de Medicina da UFRN foi individual e realizada à distância, online, com leitura do juramento e assinatura da ata. A solicitação da outorga ao reitor também foi efetuada eletronicamente.

REVALIDA

Governadores do Nordeste reuniram-se, ontem, em teleconferência, com o ministro da Saúde Nelson Teich. Solicitaram permissão de licença temporária aos médicos formados no exterior, sem o revalida, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

RELAXAMENTO

O governador de São Paulo, João Dória, anunciando relaxamento gradual do isolamento social a partir do mês de maio. No último domingo o Índice de Isolamento Social do RN foi de 62,3%, um pouco abaixo da média nacional (62,5%).

COREIA

A imprensa internacional noticiando que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un encontra-se em estado grave depois de submeter-se a cirurgia cardíaca. Há quem afirme que já teria morte cerebral.