Notas da Redação

DEMISSÃO

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, está na mira do presidente Bolsonaro para ser demitido do cargo. Para o presidente da República, falta humildade a Mandetta, mas não o demitirá “na guerra”.

ÓBITOS

Para alguns, é a alimentação do pânico. Outros preferem alertar a população para a necessidade do isolamento como a melhor maneira de evitar a contaminação pelo Covid-19. Foi registrado o terceiro óbito por conta da virose, no Rio Grande do Norte.

MOSSORÓ

Entre os contaminados pelo coronavírus, em Mossoró, é grande a proporção de servidores da saúde, municipal ou estadual. Ontem, foi registrado mais uma vítima fatal do Covid-19. Um enfermeiro, possivelmente contaminado no exercício de suas funções.

RÉCORDE

Os Estados Unidos superaram a marca registrada na Itália, com recorde de 1.169 mortos por covid-19 em um único dia. O mundo ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas infectadas com coronavírus, com mais de 50 mil mortos.

VÍTIMAS

A primeira morte registrada pelo coronavírus em Mossoró foi a do professor Luis de Souza, 61 anos, em 28 de março. A segunda, foi do técnico de enfermagem, Luiz Alves, de 48 anos. Em pouco tempo poderá não ser mais possível contar as vítimas dessa pandemia.

INFRAESTRUTURA

Não existe condições de atendimento aos contaminados pelo coronavírus em Mossoró. Ontem, o diretor do Hospital Rafael Fernandes. Dr. Oscar de Lima Oliveira, em nota oficial, declarou que “este hospital não tem condições atuais de receber pacientes do Covid-19.

UPA

Por sua vez, os médicos da UPA do Belo Horizonte, transformada em unidade de referência para atendimento aos contaminados com o coronavírus, denunciam a falta de EPI´s adequados para o atendimento das demandas relacionadas à pandemia com o Covid-19.

UTIs

Os leitos de UTIs em Mossoró continuam superlotados com filas de espera permanentes, com pacientes que necessitam de cuidados emergenciais. Ainda não existem novos leitos de UTI, mesmo emergenciais, para atendimento aos contaminados pelo coronavírus.

INTERNAÇÕES

No RN foram registradas 39 hospitalizações relacionadas à Síndrome Respiratória Aguda Grave entre os dias 7 e 28 de março, o que representa 75% do total de atendimentos de todo o trimestre de 2020.

AJUDA

Enquanto os recursos oficiais não chegam, empresários mossoroenses doaram ao Hospital Regional Tarcísio Maia os móveis necessários para a abertura de 20 leitos extras da UTI, até o final desta semana.

AULAS

Por conta da crise vivida no Brasil decorrente do coronavírus, o governo federal publicou MP 934/20 dispensando o cumprimento mínimo de 200 dias letivos anuais previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

CADASTRO

O Ministério da Saúde vai cadastrar cerca de cinco milhões de profissionais de saúde que poderão atuar em todo pois no combate ao coronavírus. O reforço é para auxiliar os atuais profissionais que já atuam em 14 áreas da saúde na luta contra o coronavírus.