Notas da Redação

ELEIÇÕES
O adiamento das eleições municipais não é endossado pela cúpula do Congresso. No STF, a mesma opinião vai ganhando espaço. Consideram uma temeridade suspender o pleito, abrindo precedente perigoso para o futuro.

PROPOSTA


O assunto surgiu depois que o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, sugeriu que as eleições sejam adiadas por conto do surto do Covid-19. Essa decisão pode ser precipitada, pois a pandemia pode desaparecer até o mês de outubro, quando serão realizadas essas eleições.

AVALIAÇÃO
Pesquisa Datafolha, na vivência da pandemia do Covid-19, revela que o presidente Bolsonaro é pior avaliado que os governadores de estado. Bolsonaro tem aprovação de apenas 35% e reprovação de 54% dos entrevistados.

MANDETTA
A ação do ministério da Saúde, aprovada por 55% dos brasileiros, evitou que o Covid-19 aumentasse na mesma velocidade do que aconteceu em outros países, como Itália e Espanha. O ministro Mandetta vem conseguindo executar medidas adequadas para o caso.

GRIPE
Além do risco de contaminação pelo Covid-19, o Brasil convive com outras arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, sem falar nos surtos de gripes comuns neste período do ano. Por isso é que o governo antecipou a vacinação contra a gripe que começa hoje.

CAMPANHA
O “Movimento Vacina Brasil contra a Gripe2020”, entre outros aspectos. É importante lembrar que a proteção não é eficaz contra o coronavírus, mas ajuda aos profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico para o Covid-19, que possui sintomas parecidos.

CANCELAMENTO
A prefeita Rosalba Ciarlini anunciou que, em função da pandemia do coronavírus, cancelou o Mossoró Cidade Junina 2020, destinando os recursos da festa para a saúde do município. A festa estava programada para acontecer entre os dias 6 e 27 de julho.

MOSSORÓ
Na noite deste sábado a equipe de vigilância sanitária da PMM visitou lanchonetes, espetinhos, bingos, supermercados e locais onde foi verificada a aglomeração de pessoas.

NOTIFICAÇÃO
Em um dos supermercados visitados foi verificado que a empresa não estava cumprindo as normas do decreto. A empresa recebeu uma notificação e foi orientada a cumprir o decreto.

INFECTOLOGISTAS
Dos 64.289 médicos atuando no Rio Grande do Norte, somente 108 são infectologistas, ou seja, 0,16% do total. Apenas sete cidades têm médicos infectologistas atuando em saúde pública – Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal, Parnamirim e Santa Cruz e São José de Mipibu.

ANTECIPAÇÃO
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta sugeriu ao governo federal a antecipação de formaturas dos estudantes que estão na etapa final da formação em medicina. Medida semelhante foi adotada na Itália, onde a doença já levou mais de 4,8 mil pessoas à morte.

MORTOS
Globalmente já foram registrados 234.073 casos (24.247 novos), com 9.840 mortes. Em 2019, no Brasil, a gripe H1N1 matou 780 brasileiros. Até hoje, há 1.600 casos confirmados e 25 óbitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *