Notas da Redação

DEBATE

Como em eleições anteriores, o sistema Bandeirantes foi o primeiro a realizar debate entre os principais candidatos a presidente da República. Por exigência da lei eleitoral, oito dos principais concorrentes participaram do evento o que restringe o tempo destinado a cada postulante ao cargo.

LULA

A proibição da justiça, impedindo a participação de Lula no debate, foi uma sinalização de que sua candidatura também será vetada no Tribunal Superior Eleitoral. O partido dos trabalhadores deverá confirmar a dupla, Fernando Haddad como candidato a vice e Manuela na posição de candidata a vice-presidente.

RESPEITO

No debate de cinco blocos transmitido pela Bandeierantes, os candidatos se mostraram cautelosos e evitaram provocações pessoais. De uma maneira geral, Jair Bolsonaro foi poupado e Geraldo Alkmin o mais pressionado pelos entrevistados que veem no ex-governador as maiores possibilidades de crescimento.

NEY

O ex-deputado federal Ney Lopes divulga nota explicando os motivos de sua desistência em ser candidato a senador, nas eleições deste ano: “a sólida armadura partidária montada em função de interesses próprios somente concedeu espaço na eleição de 2018, no RN, para quem fosse dono de partido.

SANDRA

Ainda no fim desta semana a veradora Sandra Rosado definirá sua candidatura ou desistência em concorrer mais uma vez à Câmara dos Deputados. Sandra tem conversado e escutado amigos e correligionários que sempre lhe acompanharam na trajetória política do Rio Grande do Norte.

ANTECIPAÇÃO

A Assembleia Legislativa autorizou, mas o Tribunal de Contas do Estado proibiu o Governo do Estado realizar operação de antecipação de receitas dos royalties pretendida pelo governador Robinso Faria para efetuar pagamento de funionários públicos estaduais.

SOBRENOME

Alguns candidatos estão receosos que os sobrenomes possam interferir negativamente em suas candidaturas. A deputada Zenaide retirou o Maia e ficou sendo chamada Zenaide senadora e, agora, Doutora Zenaide enquanto  Carlos Eduardo trocou o Alves pela número 12, do partido. Muitos outros seguem o exemplo.

MOSSORÓ

Ao que parece. o processo político sucessório começará a movimentar Mossoró a partir de amanhã. Os candidatos organizam suas equipes e várias reuniões estão agendadas com lideranças locais. A campanha deverá radicalizar entre Carlos Eduardo e Robinson Faria por conta das presenças de Kadu Ciarlini e Tião Couto nas duas chapas.