Notas da Redação

ATUAÇÃO

larissa-ccj

Mossoró e Região voltaram a ter voz e vez na Assembleia Legislativa desde que a deputada Larissa Rosado reassumiu o mandato. Além de pronunciamentos frequentes em plenário, Larissa, nos finais de semana, tem promovido reuniões com representantes das comunidades locais.

OAB
A sede da OAB Mossoró recebeu, ontem, representantes de várias entidades que se uniram pela criação do Fórum Permanente em Defesa da Previdência e da Cidadania. A Igreja Católica tem assumido posição destacada nesse trabalho contra a Reforma da Previdência.

POBRES
O ex-ministro Mailson da Nóbrega julga que a CNBB joga contra os pobres: “a reforma da Previdência prejudica mais os ricos que se aposentam com menos de 50 anos de idade. Os pobres, hoje, se aposentam com 30 ou 35 anos de contribuição e 65 anos de idade. Os Bispos estudam filosofia, direito canônico e teoria eclesiástica, não estudam economia”.

REDUÇÃO
O Conselho dos Secretários Municipais de saúde vai se posicionar favoravelmente à extinção do formato do programa Farmácia Popular, propondo que os recursos sejam transferidos para custear a compra de medicamentos distribuídos nas unidades básicas de saúde.

ENTREVISTA
Desde que assumiu a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico que o ex-vereador Lahyre Neto se afastou da bancada do programa Observador Político. Hoje, retorna aos estúdios da TV Mossoró/RM 93, mas na condição de entrevistado.

CULTURA
Foi durante a discussão e votação do projeto de lei que recria a Secretaria Municipal de Cultura que a oposição mostrou, pela primeira vez, sua capacidade de contestação. Na gestão anterior a oposição era composta por cinco vereadores. Atualmente ela possui sete edis.

APROVAÇÃO
Mesmo com discussões acaloradas, nenhum vereador votou contra a criação da Secretaria Municipal de Saúde. Na administração anterior essa secretaria havia sido rebaixada a condição de Secretaria Executiva, motivo de protesto dos que fazem a cultura potiguar.

EDUCAÇÃO
O vereador Francisco Carlos, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal convocou para 7 de março reunião para definir a parta de discussões de 2017; além de projetos tramitando na Comissão, temas de interesse da educação, como a Reforma do Ensino Médio.

ENCONTRO
O governador Robinson Faria participou, ontem, do encontro de governadores do Nordeste, realizado em Fortaleza e comemorou aprovação de proposta de sua autoria que prevê o compartilhamento das contribuições sociais arrecadadas pela União (Pis, Confins e Csll).

HENRIQUE
O ex-deputado e ex-ministro Henrique Alves tem viajado constantemente à Brasília no sentido de acompanhar prefeitos do RN na busca de recursos para suas administrações. É voz geral que a representatividade de Henrique faz falta, sobretudo num governo onde presidente e ministros são seus amigos.

TRANSPOSIÇÃO
Mais uma reunião da Bancada Federal do RN com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Até terça-feira haverá a definição da necessidade de nova licitação para continuidade das obras ou se o consórcio Emsa-Siton será habilitado.

APODI-MOSSORÓ
O ministro Helder Barbalho tranquilizou os parlamentares sobre a transposição que não será apenas no rio Assú-Piranhas. Os técnicos já estudam a mehor forma de implantar o Ramal Apodi, ligando a Barragem Caiçara, em Cajazeiras, ao rio Apodi-Mossoró, em Major Sales.

ARROCHO
Para evitar que aumente o rombo nas contas públicas o governo será obrigado a cortar os gastos em valores superiores ao desejado pelo Palácio do Planalto. Entretanto, o ministro Henrique Meirelles tem carta branca para continuar com sua política de austeridade.