Notas da Redação

REPROVAÇÃO

Câmara Municipal de Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró reprovou as contas do ex-prefeito Francisco José referentes a 2016, último ano de sua administração como prefeito da cidade. O resultado foi o esperado e Silveira fica inelegível pelo período de cinco anos.

CONFIRMAÇÃO

Os vereadores aprovaram parecer de recomendação do Tribunal de Contas do Estado. Não houve orientação das bancadas para votação. Cada vereador votou de acordo com a opinião de cada um sobre o assunto.

INEDITISMO

Francisco José foi o primeiro prefeito/ex-prefeito a ter suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e Câmara Municipal de Mossoró. Antes, o que raramente acontecia, era a aprovação com restrições, como ocorreu com a ex-prefeita Fafá Rosado.

PROFESSORES

Mesmo com o piso salarial de professores estar acima do que é oferecido pelo governo federal, a prefeitura de Mossoró acompanhará o aumento de 12,84% do piso salarial anunciado pelo governo federal.

ESTADO

Diferente de Mossoró, o governo estadual não terá o mesmo comportamento em relação aos professores, sugerindo aumento parcelado de 4,28% em maio de 2020, 4,28% em janeiro de 2021 e 4,28% em abril de 2021, totalizando os 12,84% definidos pelo governo federal.

GREVE

Os professores da rede estadual rejeitaram ontem (19), a proposta do Governo do RN para o cumprimento do novo piso salarial da categoria, reajustado em janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro e que precisa ser seguido por estados e municípios e ameaçam entrar em greve.

CARNAVAL

Durante o carnaval a classe política deverá reativar os entendimentos visando as eleições deste ano. Em termo de Mossoró, até o momento, nenhuma novidade foi registrada. Tibau será o campo para reativar o laboratório da política.

PREVIDÊNCIA

O deputado Coronel Azevedo (PSC) não gostou de ver negado seu “pedido de vistas”, pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e pediu diretamente ao presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, que determine à CCJ a concessão de três dias para que analise a proposta.

ISTOÉ

A revista antecipou a edição desta semana, que circula desde ontem, quarta-feira. Na capa, o presidente Bolsonaro simbolizando uma banana com o braço e a sugestão aos demais Poderes que investiguem o comportamento do presidente e até um processo de impeachment.

RESERVATÓRIOS

Com as últimas chuvas caídas no estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do RN, está com 21,96% da sua capacidade. O segundo maior, a Barragem Santa Cruz do Apodi, está com 18,09%, volumes maiores que em 2019.

INCIDENTE

Lamentável o confronto entre o senador Cid Gomes e manifestantes de Polícia Militar, no Ceará. O senador foi baleado em Sobral, em meio a um protesto de policiais militares. O episódio mostra o clima de insegurança que se instalou no país.

REFORÇO

O ministro Sérgio Moro autorizou o envio de tropa da Força Nacional, após protestos de policiais e tiros contra Cid Gomes. Homens encapuzados invadiram batalhões da PM e há registro de atos de vandalismo em outras cidades do Ceará.

AGRESSÃO

O presidente Bolsonaro foi surpreendido com a grande repercussão negativa, no país e no exterior, pelo comentário sobre a jornalista da Folha, Patrícia Campos Mello. Dizendo que “ela queria dar um furo a qualquer preço contra mim”

PETROBRAS

Economistas consideram que com preços dos combustíveis nas alturas, Petrobras lucra R$ 40,1 bi e que os altos valores cobrados dos motoristas é que levaram a empresa a registrar, em 2019, o maior lucro nominal de sua história: R$ 40 bilhões.

.