Notas da Redação

FRANCISCANA
Quem acompanha as caminhadas dos candidatos a prefeito de Mossoró pode constatar a pobreza franciscana que caracteriza os movimentos. Rosalba Ciarlini leva a vantagem do entusiasmo natural do eleitor quando de sua passagem pelas ruas da cidade.

DESLOCAMENTO
Pelo que se observa, apenas dois candidatos locais terão estrutura suficiente para levar a militância aos locais das visitas. Mesmo assim, corem o risco de serem denunciados pelo ministério público eleitoral que se mantém atento a esses movimentos.

DEBATES
Nos Estados Unidos, um candidato que não comparece ao debate com os concorrentes sofre grande prejuízo. No Brasil, os que estão em melhor situação preferem a ausência no sentido de evitar a projeção dos concorrentes. Em Mossoró não deverá ser diferente.

ACOMPANHAMENTO
Sem o aparato das eleições anteriores nesta cidade, é possível identificar representantes da Justiça Eleitoral acompanhando e fotografando os primeiros movimentos políticos. Como sugerido pelo TSE, as fotografias servirão para análise do custo final de cada campanha.

LIDERANÇAS
As novas regras eleitorais serão impeditivas para o surgimento de novas lideranças políticas. O pouco tempo de propaganda beneficia os atuais detentores de mandatos e os que pretendem ingressar na vida pública terão pouca chance de se tornarem conhecidos.

PRIVADO
Pela nova lei eleitoral, mesmo que um muro seja de propriedade privada, não pode ser pintado com propaganda eleitoral. O mesmo acontece com os carros, onde os proprietários não podem envelopá-lo, sendo permitido o uso de adesivo de até 50 X 40 centímetros.

TEMER
O presidente interino Michel Temer comemora resultado de pesquisa realizada pela consultoria Macroplan: aumentou a percepção de que o seu governo pode dar certo. O índice passou de 58%, há dois meses, para 67% agora. A sensação de que fracassa diminuiu de 42% para 33%.

JUSTIÇA

Toffoli

Para quem reclamava que a operação Lava Jato não estava completa pois não havia atingido o Poder Judiciário, a revista Veja circula com capa destacando foto do ministro Dias Toffoli, citado em delação premiada do ex-presidente da construtora OAS.

ASSEMBLEIA
A Assembleia Legislativa foi a bola da vez em relação à denúncias do TCE-RN. O Tribunal, aponta irregularidades em folhas de pagamento, nepotismo, nomeação de servidores sem concurso público, concessão de gratificação e pagamento de benefícios irregulares.

GUAXUPÉ
A Justiça condenou 12 dos 13 vereadores de Guaxupé, MG, por improbidade administrativa. O Ministério Público acusa os vereadores de aumentar os valores de diárias recebidas por eles por meio de manobras legislativas. Serão convocados os 12 suplentes.

GREVE
Os servidores do Itamaraty também fazem greve. A partir de segunda-feira estarão de braços cruzados até que o Ministério do Planejamento aceita negociar o reajuste salarial que pretendem, isto é, equiparação às demais carreiras típicas de Estado.