NOTAS DA REDAÇÃO

SANTA LUZIA

O coordenador-geral e pároco da Catedral, Antoniel Alves da Silva informou que a Festa de Santa Luzia 2025 será lançada oficialmente no próximo dia 19 de setembro, no Centro de Treinamento Libânia Passos Pessoa, às 19h.

PROGRAMAÇÃO

Durante o lançamento serão apresentadas as datas da Festa de Santa Luzia, tema, equipes de coordenação, identidade visual e demais informes dos festejos da Padroeira e, também, será

o início da peregrinação da imagem de Santa Luzia, padroeira da Diocese de Mossoró.

CONDENAÇÃO

O Brasil acompanhou com interesse o julgamento, pelo STF, do ex-presidente Bolsonaro e outros sete participantes do que teria sido uma tentativa de golpe, com interrupção violenta do regime democrático. Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão.

REPERCUSSÃO

A condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado é destaque de capa nos principais jornais e revistas do mundo nesta sexta-feira (12/9). Há quatro anos, Bolsonaro declarou que sua campanha de reeleição em 2022 só poderia terminar em prisão, morte ou vitória.

MILITARES

O Brasil condenou generais por golpe de Estado pela primeira vez na história. O STF decidiu que Augusto Heleno, Walter Braga Netto, e Paulo Sérgio Nogueira — todos já na reserva após chegarem à patente máxima de general de exército, com quatro estrelas — são culpados de golpe de Estado.

DESESTÍMULO

A punição de militares deve ajudar a desestimular outros militares de participar da vida política. Esse julgamento contribuirá, no sentido histórico, numa mudança para a percepção institucional das Forças Armadas, sobre o funcionamento da vida democrática.

IMPRENSA

O jornal americano New York Times disse que a condenação “é um marco para a maior nação da América Latina, desde que o Brasil derrubou a monarquia em 1889, a quinta-feira marcou a primeira vez que os líderes de uma dessas conspirações foram condenados”

CAPILARIDADE

Embora não sejam os municípios maiores do RN, o MDB conta com mais de 40 prefeitos, 30 vice-prefeitos e mais de 300 vereadores nas várias regiões e se prepara com grandes nominatas para disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

BLOQUEIOS

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que os bloqueios judiciais têm dificultado a execução do orçamento da pasta. Ele explicou que sentenças judiciais obrigam o governo a realizar despesas não previstas, o que retira recursos de outras áreas essenciais.

MINISTÉRIO

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, manifestou sua preocupação com algumas despesas que cresceram e que não estão no Orçamento deste ano. O programa Farmácia Popular, por exemplo, passou de R$ 2,2 bilhões em 2022 para R$ 6 bilhões neste ano.

 

 

Deixe um comentário