Notas da Redação

Urna eleitoral

CANDIDATOS
Encerrado o período das convenções eleitorais começará a luta pela conquista da prefeitura de Mossoró por cinco candidatos: Rosalba Ciarlini, Tião da Prest, Francisco José Júnior, Josué Moreira e Gutemberg Dias, todos animados com as perspectivas que se apresentam.

VICES
Os cinco candidatos majoritários escolheram como companheiros de chapa nomes que ainda não foram votados em cargos públicos eletivos: Nayara Gadelha, Jorge do Rosário, Micael Melo, Karliana Nonato e Rayane Andrade.

POLARIZAÇÃO
Tudo é possível em política, inclusive a mudança do quadro atual em Mossoró. As discussões sugerem que a campanha será polarizada entre o Rosalba Ciarlini e Francisco José. Como o resultado é decidido em um só turno, os demais candidatos serão bem tratados por todos.

CONVENÇÃO
Na convenção reunindo os partidos que apoiarão Rosalba o eleitor presenciou o reencontro de grupos políticos que divergiram nas eleições de 1980. O fato ocorreu com naturalidade e a candidata a vereadora Sandra Rosado foi aplaudida por todos em seu pronunciamento.

REFORÇO
A presença de dois ex-deputados federais na coligação Força do Povo reforçará a votação dos candidatos garantindo a Rosalba, no caso de ser eleita prefeita, uma bancada majoritária com as conquistas naturais de outras legendas como sempre aconteceu nas eleições anteriores.

NAYARA
Ao homologar o nome de Nayara Gadelha como candidata a vice-prefeita de Rosalba Ciarlini o presidente do PP, ex-deputado Betinho Rosado, afirmou que “o partido buscava um nome que pudesse fazer uma interlocução com os jovens e experiência em cuidar das pessoas”.

DECISÃO
Depois de haver desistido de disputar a reeleição, o vereador Francisco Carlos, do PP, reconsiderou sua decisão e apresentou seu nome à convenção do partido. O comunicado foi feito através das redes sociais do vereador, único candidato com mandato no PP.

FAFÁ
A ex-prefeita Fafá Rosado divulgou nas redes sociais seu rompimento com o senador Garibaldi Alves e ex-ministro Henrique Alves e será substituída na presidência do partido pelo vereador Alex Moacir que recebe o apoio da também vereadora Izabel Montenegro.

PROPAGANDA
A partir de hoje, 6 de agosto, é vedado às emissoras transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado.

PROGRAMAÇÃO
Também fica proibido dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação e divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, mesmo que preexistente. O descumprimento implica no cancelamento do respectivo registro.

IMPEACHMENT
Com a aprovação do relatório na comissão do impeachment, senadores decidirão se a presidente Dilma Rousseff será julgada de forma definitiva pelo plenário no fim do mês. O ritmo da sessão foi decidido pelos senadores Renan Calheiros, Raimundo Lira e presidente do STF Ricardo Lewandowski.

CONTRÁRIO
O senador Ricardo Ferraço, PSDB-ES, será o relator do projeto que concede aumento de 16,38% nos salários de ministros do STF. Adiantou que dará parecer contrário por julgar o aumento absurdo num momento em que o Brasil enfrenta grave crise fiscal.

MOMENTO
Houve gritaria geral em relação a esse aumento, pois o que se deseja é o corte de gastos e não aumentos como os dos ministros do STF cujos salários servem de teto para o funcionalismo federal, estadual e municipal nos três Poderes, Judiciário, executivo e Legislativo.

VAIA
A exemplo do que aconteceu na abertura do Pan Americano em 2007, Copa das Confederações de 2013 a Copa do Mundo, o presidente Temer também foi vaiado na abertura dos Jogos Olímpicos. O estrago não foi maior porque só falou “Declaro abertos os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”.