Notas da Redação

PARALISAÇÃO

Fato inédito na política potiguar acontecerá no próximo dia 30, quando 115 prefeituras vão fechar as portas. Nada contra a governadora Fátima Bezerra, mas para chamar atenção da população para pautas em tramitação no Congresso Nacional.

PAUTAS

As cinco pautas municipais vão desde o aumento de 1,5% no FPM, exclusão da LRPF de pessoal de empresas de serviços terceirizados, imunidade tributária plena e equilíbrio tributário e redução de alíquotas pagas ao RGPS por municípios com menos de 142.633 habitantes.

ROGÉRIO

O senador Rogério Marinho encontra-se em Mossoró, desde o final da última semana, sendo hóspede do deputado estadual Bernardo Amorim, montando sua base de encontros no apartamento do parlamentar oestanos.

PL

Oficialmente, o líder da oposição no Senado articula a formação do partido liberal, PL, que assumiu com o afastamento compulsório do deputado federal João Maia. Para a presidência municipal, o nome escolhido é o do empresário Stênio Max.

NOMINATA

Além da organização do PL em Mossoró, o senador Rogério conversou sobre candidatura majoritária municipal, mostrando interesse na escolha de um candidato a prefeito, além da formação da nominata à Câmara Municipal.

BOLSONARISMO

Rogério Marinho não acredita em outros companheiros, como os deputados federais General Girão, João Maia e Sargento Gonçalves na manutenção do bolsonarismo no Rio Grande do Norte e fará pessoalmente as articulações nesse sentido.

PREFEITO

O senador Marinho teria preferido a filiação do prefeito Allyson Bezerra Quando ministro do Desenvolvimento transferiu recursos para a administração municipal, mas isso não foi suficiente para conquistar politicamente o prefeito de Mossoró.

RECURSOS

Em março de 2022, o ministro Rogério Marinho anunciou a liberação de R$ 46,57 milhões para melhorar a mobilidade urbana e garantir melhores condições para o desenvolvimento regional em Mossoró, como a construção de um anel viário.

CRESCIMENTO

A história política comprova que o partido político de quem está no cargo de governador cresce acentuadamente. O partido da governadora Fátima Bezerra, o PT, parece não ter interesse nessa expansão e limita a adesão de novos correligionários.

PSDB

No Rio Grande do Norte, o que se observa nos últimos dias é o crescimento do PSDB, dirigido no estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, possível candidato a governador ou a senador.

BRICS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (22) da 15ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Sob o lema “Brics e África: Parceria para Crescimento Mútuo Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”. É a primeira cúpula presidencial desde 2020, por conta da pandemia de covid-19.

ARQUIVAMENTO

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o arquivamento do inquérito que investigava a participação de seis empresários apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um grupo de mensagens de WhatsApp onde declararam apoio a uma intervenção militar em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais.

 

 

Deixe um comentário