Notas da Redação

 

ADESÃO

Entrevistado no programa Observador Político, o vereador Francisco Carlos afirmou que sua nova posição política, apoiando o prefeito Allyson Bezerra foi pensada e amadurecida durante algum tempo. Disse estar tranquilo quanto a essa definição. Em conversa reservada, afirmou que o desgaste com a ex-prefeita Rosalba Ciarlini começou ainda durante a campanha de 2020.

EZEQUIEL

O presidente nacional do PSDB, governador Eduardo Leite (RS) recebeu, em Brasília, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza. Em relação ao futuro, disse que investirá no RN em q8ualquer projeto liderado pelo presidente da Assembleia. Foi o suficiente para Ezequiel avisar que vai promover no estado filiações de prefeitos e pré-candidatos.

POSICIONAMENTO

A cada votação no Congresso Nacional vai ficando transparente a posição dos parlamentares do RN em relação ao governo Lula. Na votação do arcabouço fiscal, a senadora Zenaide votou favoravelmente, o senador Rogério Marinho deu voto contrário e o senador Styvenson não compareceu. Votação semelhante repetiu-se quando da aprovação do nome do advogado Cristiano Zanin para o STF.

SAÚDE

O embate entre o prefeito Allyson e o Sindiserpum deixou sequelas na saúde da presidente do sindicato dos servidores públicos de Mossoró.  Eliete Vieira, informou que pediu afastamento do cargo para tratamento médico: “Eu estou precisando me afastar, porque não estou bem. Preciso cuidar da minha saúde mental”. O vice-presidente Luiz Costa ficará à frente das atividades pelos próximos dias.

PROVOCAÇÃO

Mesmo aconselhado pela assessoria política para não dar declarações, o ex-presidente Bolsonaro não aceita o silêncio e classificou como uma “afronta” a possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspender seus direitos políticos  no julgamento iniciado ontem, 22.

CONSCIÊNCIA

Jair Bolsonaro está consciente de que será condenado pelo TSE e que ficará inelegível pelo período de 8 anos. Em Brasília, declarou estar pouco esperançoso de que possa obter uma decisão a seu favor. Bolsonaro afirmou que, hoje em dia, é voz geral que vou ficar inelegível e que é quase uma unanimidade que vou perder.

INELEGIBILIDADE

Acontece que o destino do ex-presidente está praticamente traçado, mas o bolsonarismo resiste e continuará sendo a principal representação da direita no Brasil. Caso ele seja condenado e fique inelegível por oito anos, a decisão pode desmotivá-lo a continuar ativo na política. Provocado, respondeu que não indicará sucessor político, pois isso seria antecipar a derrota.

RESPONSABILIZAÇÃO

Em Paris, o presidente Lula responsabilizou os países ricos pela crise climática: “Não é o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial. E, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”.

CONVITE

Falando para mais de 20 mil pessoas, em frente à Torre Eiffel, Lula, que foi bastante aplaudido pela multidão presente, convidou a plateia para conhecer a Amazônia durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em 2025, que será realizada em Belém..

Deixe um comentário