Notas da Redação

MORDAÇA

Na Assembleia Legislativa do RN, os deputados Coronel Azevedo (PL) e José Dias criticaram a celeridade com que o PL das fake news passou a tramitar na Câmara dos Deputados, em Brasília, por considerar que o governo Lula quer censurar as redes sociais. “É a lei da mordaça”, disseram os parlamentares.

ROBINSON

O deputado federal Robinson Faria votou pela urgência da votação do projeto das fake news. Por conta da reação ao seu voto, divulgou nota esclarecendo que, “em absoluto, não significa que seja favorável ao projeto” Acredita que chegou a hora de debater o assunto, uma vez que a proposta já foi aprovada no Senado Federal há três anos”, completou.

VOTAÇÃO

Na bancada federal do Rio Grande do Norte, quatro deputados votaram contra a votação pela urgência do PL das fake news, general Girão, Sargento Gonçalves, Paulinho Freire e Benes Leocádio. Os dois primeiros são militares da reserva e os outros dois estão na bancada do União Brasil, que tem o ex-senador José Agripino como presidente estadual.

PROTEÇÃO

Os deputados  legislaram em causa própria em relação à questão da imunidade parlamentar, que poderá ser estendida a conteúdos publicados por deputados e senadores em redes sociais e em mensagens privadas. Foi criada uma categoria de usuários acima do restante da população.

CARGOS

Os votos dos deputados Paulinho Freire e Benes Leocádio têm a ver com a indicação de cargos federais no Rio Grande do Norte, onde José Agripino sinalizou que pretende prestigiar dois ex-prefeitos, Leonardo Rego, de Pau dos Ferros e Ivan Júnior, de Assú. Paulinho e Benes não estão sendo ouvidos nas indicações para os cargos federais no estado.

ALVES

Como o sobrenome vale em política, já se começa a especular que os dois principais candidatos ao governo do RN em 2026, faltando ainda quase quatro anos, serão da família Alves, o atual vice-governador Walter Alves ou o ex=prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. Este, ainda terá que vencer problemas relacionados à desaprovação de contas pelo TCURN.

EDUCAÇÃO

Não são apenas os municípios que enfrentam denúncias de descaso com os prédios escolares. No Estado, inspeções feitas pelo Tribunal de Contas mostram que 73% das salas de aula visitadas são inadequadas. Os problemas encontrados vão desde material mobiliário, com falta de manutenção e banheiros sem portas.

LISTA

O Tribunal de Justiça do RN abriu inscrições para os advogados interessados em concorrer à formação de lista tríplice para uma vaga de membro titular, classe de jurista, do TRE/RN. No dia 6 de julho, será aberta vaga com o encerramento do biênio da advogada Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira.

MST

Na Câmara dos Deputados, Natália Bonavides (PT-RN) criticou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as recentes invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A deputada considera essa CPI “a criminalização de um movimento fundamental para a classe trabalhadora, para a luta por terra e direitos”

ISENÇÃO

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, declarou que há um compromisso com o presidente Lula de, ao longo do mandato, anunciar isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. Considera como primeiro degrau desse compromisso, a partir de 1º de maio, os salários de até R$ 2.640 serão isentos de imposto de renda.

REFORMA

A Paraíba sediou mais uma reunião de governadores pelo Consórcio Nordeste. Na pauta, um debate sobre a Reforma Tributária. A reunião teve por objetivo discutir temas com os investimentos em energias renováveis, abastecimento de água, políticas públicas de assistência social e participação dos estados na construção PPA do governo federal.

 

 

 

 

Deixe um comentário