Notas da Redação

 

INDICAÇÃO

Presidente do diretório estadual do União Brasil no RN, o ex-senador José Agripino deverá opinar sobre a indicação de chefias do Governo Federal no estado. Nos últimos dias tem sido procurado por políticos de outras legendas, interessados em nova acomodação partidária.

PACHECO

Durante o governo Robinson Faria, houve um levantes que contou com a presença de cerca de 1.000 policiais federais no estado. Na crise atual, coube ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) solicitar formalmente ao presidente Lula o envio das Forças Armadas para o combate à onda de ataques criminosos que ocorrem em todo o RN.

FÁTIMA

Acontece que a governadora Fátima está, desde o primeiro momento desses acontecimentos, em contato com o governo federal. O próprio presidente Lula telefonou à governadora e reforçou o apoio do governo federal nas ações para combater os ataques criminosos que acontecem no Estado.

GARIBALDI

Dos ex-governadores, somente Garibaldi solidarizou-se com a governadora Fátima: “Governadora, confiamos em suas diretrizes e no vigor das forças de segurança, respaldadas pela ótima relação com o governo federal. A senhora conta com nosso apoio e de nossa população. O Rio Grande do Norte vencerá. Sempre”.

CHEFÃO

Para o cidadão comum, fica difícil entender como um preso seja capaz de organizar e ordenar um ataque com a força do que está acontecendo no Rio Grande do Norte. O pior é saber que, possivelmente, a inteligência de nossas forças de segurança sabia do que poderia acontecer e foi incapaz de reagir.

PRISÕES

Segurança pública é trabalho de longo prazo. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, 100 suspeitos de participação nos ataques perpetrados no Rio Grande do Norte já foram presos. A levantamento foi atualizado às 20h dessa sexta-feira (17).

APREENSÃO

Além das prisões, foram apreendidas 28 armas de fogo, 87 artefatos explosivos, 10 motos e 2 carros, além de dinheiro, drogas munições e produtos de furto recuperados. Dos 100 suspeitos presos, 18 foram na Operação Normandia, deflagrada contra uma organização criminosa que atuava no litoral sul.

MAUS TRATOS

Os presos não devem ter direito à regalias, mas privado da liberdade, tem o direito de viver. Peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura no RN detectaram comidas Comida com odor nauseante, surto de dermatites e tuberculose e relatos de tortura física e psicológica.

ERROS

Setores da administração admitem dois erros cometidos no RN. O primeiro, em relação à construção do aeroporto Aluísio Alves, na Grande Natal, hoje considerado economicamente inviável.  O segundo, com a localização da ponte Newton Navarro. Sob seus arcos, de pouca altura, não passam grandes cargueiros e transatlânticos.

IBANEIS

O ministro do STF, Alexandre Moraes, determinou a volta de Ibaneis Rocha ao cargo de governador do DF, afirmando que os relatórios de análise da Polícia Judiciária “não trazem indícios de que estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou mesmo destruindo evidências.

STF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário