Notas da Redação

VOLÊNCIA

O Rio Grande do Norte foi surpreendido com a onda de violência provocada por uma facção criminosa local. A justificativa é de protesto contra o tratamento que o Estado vem dando aos presos em seus diversos estabelecimentos prisionais.

FÁTIMA

A governadora Fátima Bezerra estava em Brasília e voltou às pressas à Natal. Antes, teve audiência com o ministro da Justiça Flávio Dino que autorizou o envio de cerca de 200 integrantes da Força Nacional para o Rio Grande do Norte.

CARONA

A própria governadora Fátima Bezerra retornou de Brasília em avião da Força Aérea Brasileira que transportou os primeiros 30 integrantes dessa Força Policial. É importante que parte desse contingente seja enviada para outros municípios sobretudo para Mossoró onde a vilência atingiu níveis insuportáveis.

PREJUÍZOS

A mobilização da facção trouxe prejuízos não apenas materiais, mas desorganizou a vida regular dos cidadãos. Houve incêndio de veículos, depredação em prédios públicos, com a insegurança levando os estabelecimentos escolares a suspenderem suas atividades.

LAGARTIXA

De início, pensou-se que a demonstração de força da facção era relacionada ao julgamento, no Tribunal Superior Eleitoral, do caso de Wendell Lagartixa, o candidato a deputado estadual mais votado e que não foi diplomado por decisão do TSE. Mas, foi apenas coincidência.

ALCAÇUZ

Forças de Segurança ligadas à inteligência do Estado identificaram que o movimento foi coordenado a partir do presídio de Alcaçuz e os maus tratos aos presos sendo referidos como motivo principal da revolta das facções. Contudo, foi um protesto acima do esperado.

PRESOS

A Polícia Militar prendeu 28 suspeitos entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira (15) em Natal e no interior do Rio Grande do Norte. Do grupo, um suspeito é um adolescente, três são foragidos da justiça e um usava tornozeleira eletrônica.

TRANSFERÊNCIA

A transferência de líderes de facções criminosas para presídios em outros estados foi parte da estratégia da polícia local. Por questão de segurança, o destino desses presos não foi informado e assim será mantido, até que se considere que a situação está sob controle.

DESVIO

Dois acontecimentos policiais mudaram o foco de atenção da população. Em nível nacional, o caso das joias que entraram de forma irregular no país, como presente da Arábia Saudita à ex-primeira dama Michele Bolsonaro, que deverá ter desdobramentos imprevisíveis.

PROFESSORES,

Em nível estadual, saiu de foco, embora por poucos dias, a greve dos professores que continua incomodando às autoridades, tanto em nível estadual, como no município de Mossoró. Os professores continuam aguardando a definição sobre o aumento de salários definidos pelo piso nacional.

EÓLICA

O Rio Grande do Norte se consolida como o maior gerador de energia eólica do País, com 7,43 gigawatts (GW) de potência em operação, isto é, 30,20% da produção eólica na matriz energética do Brasil (24,6 GW), à frente de estados como Bahia, Piauí e Ceará.

 

Deixe um comentário