Notas da Redação

PETROBRAS

O senador Jean Paul Prates, que abriu mão da candidatura à reeleição, foi indicado pelo presidente Lula para a presidência da Petrobras. Não se pode dizer que foi um prêmio de consolação, pois Jean Paul está classificado entre os melhores técnicos da área, no Brasil e, também, em nível internacional.

APROVAÇÃO

Não houve surpresa na aprovação do projeto de lei que aumenta o ICMS no Rio Grande do Norte. Reeleita para o cargo, na Assembleia, até mesmo deputados de oposição têm indicações de aliados para cargos no Executivo. É uma demonstração prévia de que a governadora Fátima Bezerra continuará sem dificuldades com o Poder Legislativo.

CONFIANÇA

A verdade é que, quando a governadora Fátima Bezerra encaminhou a mensagem pedindo autorização para aumentar a alíquota do ICMS, já tinha certeza que não haveria dificuldades para sua aprovação. O presidente, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, fez a verificação anterior e garantiu à governadora que não haveria problemas para a aprovação.

VOTAÇÃO

Entretanto, alguma posições foram devidamente anotadas pelos governistas, quando da votação do aumento do ICMS de 18% para 20%. O deputado Jacó Jacome (PSD) sumiu do plenário. Já Souza Neto (PSB) votou contra a proposta do governo e, na oposição, Kelps Lima (Solidariedade) reapareceu. No final, o apertado placar de 12 a 11. Isso pouco importa, pois o objetivo foi atingido e o projeto de lei aprovado.

FÁBIO

O ex-ministro Fábio Faria justificou seu pedido de demissão do Ministério das Comunicações. Afirmou que estava com férias marcadas em Orlando, nos Estados Unidos, acompanhado pela família. Parecido com o ex-ministro Paulo Guedes, que também afastou-se dizendo estar cansado e necessitando de umas férias. Até o dia 31 de dezembro, outros ministros poderão seguir o mesmo caminho. Férias para todos.

ALKMIN

Depois de reiterar que o vice=presidente da República não ocuparia nenhum ministério, o presidente Lula mudou de opinião e indicou Geraldo Alkmin para o ministério da Indústria e Comércio. Um tiro certeiro, colocar um ex-governador de São Paulo por quatro vezes, para tratar dos assuntos do país com os grandes empresários nacionais.

TEBET

A senadora Simone Tebet encontra-se, na manhã de hoje, com o presidente Lula, para conversar sobre participação no Governo. A senadora agiu politicamente ao declarar que só aceitaria um ministério, o do Desenvolvimento Social, mas deverá concordar em ser indicada para uma outra área. Ainda hoje deverá sair essa indicação.

COVARDIA

O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) bolsonarista de carteirinha, criticou declarou que “o silêncio do presidente, e pior do que o silêncio, as frases enigmáticas, fotos enigmáticas, isso está fazendo tão mal ao povo. Isso está, chega a beirar, e eu sei que a palavra que eu vou usar é muito forte, mas isso chega a beirar uma covardia, uma manipulação do povo.

ESTRATÉGIA

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) afirmou na sexta-feira 16 que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem colocado em prática nos seus últimos dias de governo um plano para evitar a prisão dele e dos filhos.  De acordo com o parlamentar, o ex-campeão pretende negociar uma anistia aos crimes dos quais pode ser acusado após deixar o poder.

MICHELE

Depois de quatro anos de deslumbramento, a primeira-dama cai na realidade do que significa uma derrota política. Por meio das redes referiu-se à  aprovação da PEC da Transição como sendo um resultado “decepcionante”. Não esperava que certos parlamentares assumissem essa posição, antes mesmo da posse do presidente Lula, em 1º de janeiro de 2023.

Deixe um comentário