Notas da Redação

APOIO

O que poderia parecer difícil está para acontecer. Como partido União Brasil fazendo parte do governo Lula, o presidente estadual e vice-presidente nacional do partido, ex-senador José Agriino, fará parte da base aliada do futuro govrno do presidente Luiz Inácio da Silva. Como se poe ver, em política, tudo é possível.

HERMANO

Ao que tudo indica, o deputado estadual Hermano Moraes, reeleito em 2022, será indicado para o Tribunal de Contas do Estado. Hermano prefere não comentar sobre o assunto, mas essa indicação abriria espaço para a posse de outro deputado que ficou na condição de suplente.Hermano é ex bancário tendo sido funcionário da caixa Econômica Federal.

VIVALDO

O Tribunal de Contas do Estado pode ser a saída para a convocação de outro suplente de deputado estadual. Vivaldo Costa, com inúmeros mandatos, inousive e vice-governador e governador do estado, poderá assumir com a aposentadoria do irma=ão, Conselheiro Tarcisíio Costa e convocação de outro deputado estadual para o cargo.

SAÚDE

Apesar das especulações sobre a entrega do cargo, a governadora Fátima Bezerra pretende manter o médico Cipriano Maia à frente da Secreataria Estadual de Saúde. Além da confiança existente, Cipriano sempre mostrou compeetência à frente da secreatria que dirige. Durante a pandemia da Covid-19 teve seu trabalho reconhecido pelo Ministério

PREFEITOS

O Rio Grande do Norte elegeu dois novos prefeitos, em eleições suplementares. Em Canguaretama, Wilsinho do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e Fátima do Murim foram eleitos com 54,74% dos votos computados. Em Pedro Velho, Edna Lemos do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e Rejane Costa, prefeita e vice-prefeita, respectivamente, foram eleitas com 51,19% dos votos.

SUIÇA

O técnico da Suiça, Murat Yakin, disse que faltou coragem do seu time para enfrentar o Brasil. Mesmo assim, foi um jogo difícil e os suíços mantiveram os brasileiros longe do gol durante a maior parte da partida. Casemiro fez o gol do Brasil, aos 38 minutos do segundo tempo.

SELEÇÃO

O técnico Tite afirmou que, mesmo com a vitória sobre a Suíça, a seleção sentiu a ausência do atacante Neymar (desfalque por causa de uma lesão no tornozelo direito). Porém, o treinador destacou o fato de a equipe ter outras opções para continuar triunfando na competição, como nesta segunda-feira (28)

COVID-19

Nesta segunda-feira (28), o Rio Grande do Norte iniciou o dia com 100% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados em dez hospitais  que atendem pacientes com covid-19, segundo a plataforma Regula RN. sendo quatro deles da rede pública.

PEC DA TRANSIÇÃO

O relator do Orçamento no Congresso Nacional, senador Marcelo Castro (MDB-PI), informou nesta segunda-feira (28) ter protocolado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. O texto exclui o programa Auxílio Brasil, que deverá ser rebatizado de Bolsa Família, da regra do teto de gastos para os próximos anos.

ELEIÇÕES

Os eleitores de duas cidades do Rio Grande do Norte vão às urnas às 8h de hoje.  As eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito ocorrem em Pedro Velho e Canguaretama, na região Agreste. Os dois municípios pertencem à 11ª zona eleitoral.  Canguaretama tem 24.006 eleitores e Pedro Velho, 11.605 eleitores.

DETRAN

O DETRAN de Mossoró tem novo diretor. O jornalista Emerson Linhares (PT), da Rádio Difusora de Mossoró, foi nomeado pela governadora Fátima Bezerra (PT) para a direção da 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª Ciretran). Emerson se filiou ao PT no ano passado e é sobrinho do jornalista Paulo Linhares, diretor-geral da Rádio Difusora de Mossoró e presidente da PREVI/Mossoró.

BLOQUEIO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) confirmou que pediu o cumprimento de sentença judicial para bloquear R$ 78 mil nas contas da Prefeitura de Mossoró/RN. A medida, segundo o MP, visa evitar o fechamento das Aldeias SOS, entidade que acolhe crianças e adolescentes que perderam os vínculos familiares.

LULA

O presidente Lula, eleito pela terceira vez, chega amanhã à Brasília e a Comissão de Transição, presidida pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alkmin, terá condições de divulgar informações que aguardam a decisão de Lula. São aspectos que somente Lula pode decidir sobre alguns documentos.

GIL

O episódio marca a intolerância que tomou conta do Brasil no final do governo Bolsonaro. O cantor Gilberto Gil, 80, e a empresária Flora Gil, 62, foram hostilizados por torcedores brasileiros no Qatar, quando caminhavam em um corredor para assistir a partida entre Brasil e Sérvia.

IGNORÂNCIA

Não há outra explicação. Ou é essa, ou  é sectarismo. A juíza substituta Monica Ribeiro Teixeira, no Rio de Janeiro, extinguiu uma ação apresentada por Chico Buarque contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro, argumentando que o cantor não comprovou ser o autor da música “Roda Viva”, alvo do debate.

CHICO

Grande crítico do regime  militar vigente, o compositor é responsável por algumas das letras mais incríveis do período, abusando de metáforas para driblar a censura. Escrita para a peça de mesmo nome, Roda Viva é uma das músicas mais famosas de Chico Buarque. e retrata um momento em que a liberdade de expressão era ameaçada no país.

BARROSO

Durante palestra em Salvador nesta sexta-feira (25), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, relembrou o episódio em que respondeu “Perdeu, mané, não amola” a um bolsonarista que o questionou sobre as urnas eletrônicas brasileiras.

PACIÊNCIA

O ministro Barroso explicou que: “Eu. humanamente perdi a paciência. Gostaria de dizer que só perdi a paciência depois de três dias, em que uma horda de selvagens andava atrás de mim, me xingando de todos os nomes que alguém possa imaginar”.

RESPEITO

O ministro Luiz R. Barroso concluiu dizendo:” tenho o maior respeito e consideração pelos 58 milhões de pessoas que votaram em um candidato. Porque, como eu disse antes, a democracia não é um modelo de ‘alguns’, é o governo de todos e, portanto, todos merecem respeito e consideração, mas os humanos têm o direito de perder a paciência em alguns momentos da vida”.

SEGURANÇA

Os governadores de estado, eleitos ou reeleitos, estão preocupados com possíveis manifestações no dia da posse, sobretudo os que apoiaram a eleição de Lula. Enquanto alguns pretendem mudar o local da posse, outros falam em reforçar a segurança para evitar contratempos indesejáveis.

PACIFICAÇÃO

Na tarde de ontem, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski disse que a grande tarefa que o Brasil terá pela frente será a pacificação do país e a superação da polarização. A declaração foi durante o Fórum Esfera Brasil, evento com empresários realizado em Guarujá, litoral paulista.

Deixe um comentário