Notas da Redação

ALERTA

Além de receber pacientes de vários municípios da Região Oeste, Mossoró passou também a atender aos pacientes com Covid-19 oriundos da Capital do Estado. Todos os leitos UTIs Covid na área metropolitana de Natal estão lotados.

TRANSPORTE

Os pacientes necessitando de UTI-Covid19 estão sendo transportados de Natal para Mossoró no avião do governo do estado, contando com o auxílio do Samu. Claro está que, rapidamente, os leitos UTI Covid em Mossoró estarão rapidamente ocupados.

MUDANÇA

Até poucos dias, Natal chegou a receber pacientes contaminados pela Covid-19 da cidade de Manaus. Com a nova onda da pandemia que também se tornou realidade no Rio Grande do Norte, o quadro se modificou e os pacientes estão sendo transferidos para Mossoró.

OCUPAÇÃO

Às 18h20 de ontem, segunda-feira (22), nove hospitais públicos do RN estavam com 100% dos leitos Covid ocupados. Um dos pacientes transferidos para Mossoró é oriundo do Pronto atendimento de Parnamirim, na Grande Natal.

FEMURN

A governadora Fátima Bezerra reiterou o apelo aos prefeitos no sentido de que se integrem aos esforços do Governo do Estado para promover o isolamento social e evitar a propagação do novo coronavírus pandêmico no Rio Grande do Norte.

FARPAS

Enquanto aumenta a preocupação com o novo surto da Covid-19 é lamentável a celeuma registrada entre as equipes da governadora Fátima Bezerra e do prefeito de Natal, Álvaro Dias. O momento exige entendimento perfeito entre os dois Poderes.

DESATIVAÇÃO

Diante da nova realidade é fácil entender que houve precipitação do prefeito Allyson Bezerra quando optou pela desativação do Hospital de Campanha instalado em containers na UPA do BH.  A partir de primeiro de março, haverá diminuição de um médico na UPA-BH.

DESMOBILIZAÇÃO

O presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Sinmed, Geraldo Ferreira, considera que a ocupação desses leitos subiu porque houve desativação precoce por parte do poder público que subestimou a possibilidade de uma nova onda do coronavírus.

COMITÊ

Finalmente, foi instituído o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19. Depois de muita pressão da população, o decreto nº 5.596, de 22 de fevereiro de 2021 foi publicado em edição extraordinária do Jornal Oficial do Município.

PESQUISA

Nova pesquisa Confederação Nacional do Transporte mostra que a avaliação da gestão presidencial “ruim ou péssima” avançou 8,3 pontos percentuais, de 27,2% para 35,5%, desde outubro de 2020. Sobre o desempenho pessoal de Jair Bolsonaro, 51,4% disseram desaprovar e 43,5% afirmam aprovar o presidente.