Notas da Redação

LIBERAÇÃO

O prefeito Allyson terá que vencer uma primeira dificuldade em relação ao secretariado. Como a maioria é funcionária de outros órgãos públicos poderá ter que esperar algum tempo pela liberação dos futuros secretários por parte dos órgãos de origem.

POLÍTICA

Qualquer governo, por si só, é uma atividade política. O prefeito de Mossoró optou por uma administração tecnocrata. É preciso muita fé para acreditar que o modelo seja vitorioso.  Seria a primeira vez em que um governo funcionaria sem política.

VERADORES

Os 23 vereadores de Mossoró assumiram, ontem, seus mandatos na Câmara Municipal. Por ser o mais velho, Raério Cabeção presidiu a sessão. Em seu discurso, não conseguiu transmitir mensagem de otimismo esperada por todos. Aflorou mais o ranço odiento do radicalismo.

MULHERES

Na composição da atual Câmara Municipal, diminuiu o número de vereadoras. Na legislatura anterior, com 21 vereadores, assumiram cinco mulheres Sandra Rosado, Isabel Montenegro, Isolda Dantas, Maria das Malhas e Aline Couto. Hoje, o número foi reduzido a três.

VEREADORAS

Assumiram, ontem, o cargo de vereadora em Mossoró, Carmem Julia Araujo Holanda Montenegro (MDB), Larissa Daniela da Escóssia Rosado (PSDB) e Maria Marleide da Cunha Matias (PT).

OPOSIÇÃO

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini não se preocupou ou não conseguiu articular uma bancada de vereadores da oposição. Essa preocupação não fará parte das dificuldades de Allyson que inicia sua gestão com o apoio de 87% da Câmara Municipal.

BANCADA

Inicialmente, a bancada de oposição está formada pelos vereadores Francisco Carlos, Larissa Rosado, Carmem Júlia e Marleide Cunha. Os dezenove outros vereadores formam a bancada situacionista.

CARLOS

O ex-deputado Carlos Augusto, tido como mentor político da esposa Rosalba Ciarlini, dizia da sua discordância em relação a sua candidatura em 2016. Considerava que, depois do sucesso das administrações anteriores, Rosalba poderia submeter-se a um desgaste desnecessário.

ERRO

Carlos Augusto também considerou erro de percurso a candidatura de Rosalba ao governo do estão. Segundo ele, faltou paciência para disputar esse cargo somente ao término do seu mandato de senadora.

RAFAEL

O prefeito Allyson, em seu discurso de posse, imitou o amigo e ex-prefeito Francisco José, ressuscitando a imagem do ex-prefeito Rodolfo Fernandes, que governava Mossoró ao tempo da invasão do cangaceiro Lampião. Qual o motivo dessa fixação?

QUESTIONAMETO

Os que participaram da posse de Allyson como prefeito de Mossoró, presencialmente ou pelas redes sociais, estranharam a falta do estabelecimento de uma diretriz administrativa. Longe dos discursos de campanha não falou sobre um programa de governo que pretende executar.

COMPROMISSO

Reeleito prefeito de Natal, Álvaro Dias reafirmou que permanecerá no cargo até o final do seu mandato. Não renunciará em 2022 para disputar o cargo de governador ou de senador.