Notas da Redação

VEREADORES

Além da criação de mais duas vagas para a Câmara Municipal, cinco dos atuais vereadores não concorrerão à reeleição, Sandra Rosado, João Gentil, Alex Moacir, Maria das Malhas e Gilberto Diógenes, aumentando, em muito, as chances dos atuais candidatos.

MOBILIZAÇÃO

No corpo a corpo e na visita à zona rural, os eleitores estão tendo contato com os candidatos a vereador. Dos candidatos a prefeito, o deputado Allyson Bezerra tem sido o mais ativo e tem chegado primeiro que os outros nesses redutos eleitorais.

PROPAGANDA

No próximo 5 de outubro, a 2ª Zona Eleitoral do TRE/RN reunirá os representantes das emissoras de rádio e TV e dos partidos e coligações do Estado. No encontro, serão conhecidos os detalhes da veiculação da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

PAGAMENTOS

Em tempo de eleição é importante estar com os salários em dia e, até adiantados, quando possível. A prefeitura de Mossoró divulgou o calendário de pagamento dos servidores municipais ativos e inativos, incluindo antecipação dos 60% restantes do 13º salário de 2020.

MPF

A decisão do Ministério Público Federal em pedir anulação da nomeação da atual reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) vem sendo questionada nos meios jurídicos. À primeira vista, parece faltar constitucionalidade ao processo.

UERN

A governadora Fátima Bezerra decidiu acabar com a problemática da escolha de candidatos a reitor em lista de escolhidos. Encaminhou projeto à Assembleia onde a eleição será feita diretamente pela comunidade acadêmica, com nomeação do mais votado, em lista única.

REFORMA

O Governo do Estado chegou a um acordo com a Assembleia Legislativa e, hoje, será votada em primeiro turno a emenda constitucional sobre a reforma previdenciária dos servidores públicos do Estado.

VISIBILIDADE

O deputado estadual Alberto Dickson (PROS), propôs, na Assembleia Legislativa, a criação do Dia Estadual da Visibilidade Heterossexual que seria celebrado no dia 30 de agosto. A matéria será votada em plenário.

ÁLVARO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, continua liderando as pesquisas eleitorais, com larga margem de diferença entre os concorrentes. Pelos números divulgados, até o momento, tem chances de vencer o pleito logo no primeiro turno.

TIME

A revista norte-americana TIME colocou dois brasileiros em sua lista tradicional das 100 pessoas mais influente do mundo, o presidente Jair Bolsonaro e o Youtuber Felipe Neto.