Mutirão atende crianças notificadas com microcefalia na região de Pau dos Ferros
O Centro Especializado de Reabilitação e Habilitação- CERH II da 6ª Região de Saúde localizado em Pau dos Ferros, realizou um mutirão para esclarecimento dos casos suspeitos de microcefalia e emissão do Laudo Médico Circunstanciado. A estratégia foi definida em conjunto com as gestões municipais, incluindo as secretarias de Saúde e Assistência Social.
A ação tem como objetivo garantir acesso assistencial a exames, consultas e tratamentos especializados, bem como o acompanhamento do desenvolvimento e crescimento na Atenção Básica.
O atendimento incluiu avaliação global, triagem auditiva, orientação psicológica e atendimento em enfermagem, feitos por médico, fisioterapeutas, psicóloga, enfermeira e terapeuta ocupacional, com apoio dos técnicos da Sesap e SMS de Pau dos Ferros.
“A idéia de mutirões foi concebida tendo em vista o tempo exíguo para dar respostas mais efetivas e deverão ocorrer de forma descentralizada nas demais Regiões de Saúde do Estado conforme pactuação realizada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) dos respectivos Centros Confirmadores”, explicou a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Antônia Célia Sales Melo.
Foram atendidas as dez crianças notificadas como caso suspeito em municípios da Região, sendo que cinco tiveram o diagnóstico descartado para microcefalia, quatro confirmados e um aguarda documentação.
Todas as crianças com diagnóstico descartado para microcefalia foram orientadas a retornarem com seis meses para outra avaliação global, mantendo o acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento nas respectivas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
“A avaliação da equipe foi positiva considerando que o momento permitiu atualizar as informações necessárias para a continuidade do cuidado, bem como conhecer a realidade de cada família para definição de estratégias de apoio às gestões municipais. Todos os casos que ainda se mantinham sob investigação foram esclarecidos”, concluiu Antônia Célia.