Município realiza Dia D de vacinação contra a gripe no sábado

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 30, o “Dia D” de vacinação contra Influenza. Serão 36 pontos de vacinação durante a manhã e tarde e mais de 300 profissionais envolvidos. Além de todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, as vacinas também estão disponíveis no Partage Shopping Mossoró, na II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) e no Hospital da Polícia Militar.

Na zona rural, cada Unidade é responsável por realizar o seu Dia D de mobilização, conforme calendário estabelecido pela direção. Desde a última terça-feira, 26, que a vacinação já está disponível à população nas UBSs das zonas rural e urbana.

A campanha segue até o dia 20 de maio e tem como objetivo vacinar 80% do público-alvo, composto por 61.449 pessoas. Para se vacinar, é necessário estar com o cartão de vacinação e a carteira de identidade. Quem se vacinou no ano passado deve tomar a vacina novamente. A imunização não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo.

Serão vacinadas somente pessoas que fazem parte do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde, por serem considerados grupos mais vulneráveis às doenças. Têm direito à imunização idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, puérperas (45 dias após o parto), grávidas, trabalhadores de saúde, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, e, adolescentes e jovens sob regime socioeducativo na faixa etária de 12 a 21 anos.

Além disso, pessoas com condições clínicas especiais ou com doenças crônicas não transmissíveis, independentemente da idade, podem receber a vacinação. No entanto, é necessária a apresentação da prescrição médica no ato da vacina, explicando o motivo da indicação da vacinação.

“A proteção da vacina é de aproximadamente um ano. Por isso, quem se vacinou no ano passado, deve ser vacinado novamente. É uma vacina segura, que tem reduzido os riscos de hospitalizações em todo o mundo”, explica a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz.

A secretária ressalta ainda que pessoas com sintomas agudos de alguma doença relacionada ao mosquito Aedes aegypti (dengue, febre Chikungunya ou Zika vírus), devem aguardar a melhora do quadro clínico para procurar a vacinação contra influenza.

Fonte: Prefeitura de Mossoró.