Mulheres de Mossoró farão greve contra a reforma da previdência e violência sexista

O Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM), em parceria com a Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) e  diversas outras organizações e movimentos sociais,  vai realizar uma ampla mobilização em Mossoró em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Dentre as atividades programadas se destaca o chamado por uma Greve Geral de Mulheres, que terá como principais motes a reforma da previdência e as violências sexistas.

A professora Fernanda Marques Queiroz, que é uma das coordenadoras do NEM, destaca que a parada geral de mulheres é fruto de um movimento mundial, que tem como objetivo  expor como o trabalho das mulheres, seja ele doméstico ou não,  é marcado pela precarização e machismo.

“Vamos parar em torno da bandeira unificada de repúdio à reforma da previdência, que ataca diretamente os direitos de toda a classe trabalhadora, mas que também intensifica o ataque aos direitos das mulheres, que já convivem hoje com baixos salários, péssimas condições de trabalho e, em sua maioria, na extrema pobreza. Nossa paralisação se dá pelo enfrentamento ao o machismo, sexismo, patriarcado, racismo e o capitalismo como um todo”, destacou Fernanda.

De acordo com a professora, as atividades terão início no dia 06 com uma mesa redonda no auditório do SECOM. No dia 08, às 7h será realizado um grande arrastão feminista saindo da UERN com destino à Praça do PAX, onde acontece um ato público.

Confira a programação completa:

MULHERES EM MOSSORÓ CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

☆ Dia 06/03 às 19h- Auditório do SECOM:

Mesa redonda: A contrarreforma da previdência social e os impactos na vida das mulheres.

Palestrante: Prof. Dra. Rivânia Moura da FASSO-UERN. Debatedoras: Representantes do MMC e SINDPREVS

☆ Dia 07/03 às 07h às 11h – PROGRAMAÇÃO UFERSA

7h – Concentração na UFERSA, lado Leste- Panfletagem pelo campus.

09h – Oficina de cartazes no Centro de Convivência

11h- Concentração no RU – Intervenção feminista.

☆ Dia 07/03 às 16h: Oficina de cartazes na sala do NEM-UERN.

☆Dia 08/03 às 07h – Arrastão feminista na UERN rumo ao ato público na Praça do Pax.

☆ Dia 08/03 às 07h – Concentração na Praça dos Hospitais com café da manhã – Atividade conjunta das entidades organizadoras

8h – Marcha das mulheres rumo à Praça do PAX.

8:30h – ato público