Mossoroenses reclama de horário de vacinação das UBSs

UBSs fecham no horário do almoço, inviabilizando a vacinação em pessoas que trabalham em horário comercial

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mossoró são os pontos oficiais de vacinação de campanhas contra a covid-19, influenza e demais campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde. Em Mossoró, apesar de existirem pontos extras para a vacinação contra covid-19 e influenza, a população continua buscando as UBSs para manter o esquema vacinal em dia.

Um leitor do O Mossoroense, informou que buscou a UBS Raimundo Rene Dantas, localizada no bairro Boa Vista, onde ele reside, para tomar a segunda dose da vacina contra covid, durante o seu período de almoço, que ocorre das 11h às 13h.

Apesar de ter doses disponíveis na UBS, o leitor foi informado que não poderia tomar a dose no local porque os funcionários estavam no horário de almoço. Foi indicado que ele se deslocasse até a UBS do bairro Vingt Rosado, região totalmente oposta ao seu local de origem, para tomar a dose no horário entre os expedientes.

“Eu trabalho das 7h às 11h e de 13h às 17h. Cheguei na UBS do bairro Boa Vista para tomar a segunda dose da vacina contra a covid e fui informado que os funcionários estão em horário de almoço. Então, quem trabalha nesse horário não poderá tomar nenhuma vacina nos horários de almoço porque a Prefeitura não disponibiliza funcionários para trabalhar nesse horário. Nós queremos nos vacinar, mas não conseguimos por falta de funcionários nas UBS”, comenta o leitor.

Ele afirmou ainda que nem todos os mossoroenses têm condições financeiras e tempo para percorrer as Unidades de Saúde buscando alguma que vacine no horário de almoço e que disponha das doses. “Não tem o menor cabimento indicar a UBS do Vingt Rosado, do outro lado da cidade, para que a gente possa se vacinar”, comenta.

Além desse relato, muitos mossoroenses estão reclamando da falta de vacinas em algumas UBSs. Nas redes sociais, foram feitos relatos de pessoas que percorreram quatro Unidades de Saúde para tomar a vacina. “Antes da Prefeitura culpar a população pela perca de vacinas, ela precisa viabilizar o acesso da população. Eu percorri quatro unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina. Nem todo mundo tem veículo, tempo e entendimento para procurar a vacina em outra UBS, quando não encontra no seu bairro”.

Deixe um comentário