Mossoró terá representantes na Conferência Nacional LGBT

Durante os dias de 16, 17 e 18 de março foi realizado em Natal, a III Conferência Estadual de Políticas Públicas de Lésbicas, Gay, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Rio Grande do Norte.

A conferência foi realizada pela Comissão Organizadora Estadual (COE) e pela Secretaria de Estado e da Cidadania (SEJUC) e teve como tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”. O evento contou com atividades culturais, políticas, palestras, grupos temáticos e painéis com debates temáticos.

O Movimento LGBT de Mossoró participou do evento estadual e obteve o pleito de eleger três delegados para participação da III Conferência Nacional LGBT, que acontecerá em Brasília durante os dias de 25, 26 e 27 de abril.

A delegação de Mossoró contará com a representação de Nilson Florentino Júnior, Coordenador Estadual da ARTGAY e membro do Coletivo DêBandeira-RN, Beatriz Nagel, da Frente de Mulheres Feministas Potiguares e membro do Coletivo DêBandeira e Yure Thiago Costa, da Coordenação Executiva Nacional da ARTGAY e membro do Coletivo DêBandeira.

Este pleito da delegação de Mossoró é um acontecimento histórico. Pela primeira vez Mossoró participará da Conferência Nacional LGBT. Os representantes, em sua maioria, são estudantes jovens, que se organizam em movimentos sociais e entidades que defendem os direitos das pessoas LGBT.

Na abertura do evento em Natal, o governador Robinson Faria anunciou a criação do Conselho Estadual LGBT do Rio Grande do Norte. Atendendo uma demanda antiga dos movimentos sociais e entidades que lutam pelo direito das pessoas LGBT do Rio Grande do Norte.

BASE – Os debates em torno da conferência nacional foram iniciados em 4 de dezembro de 2015 em Mossoró durante a I Conferência Municipal LGBT, organizada pela Comissão Organizadora Municipal – COM e Prefeitura de Mossoró.

Neste espaço também foi debatido sobre como andam as políticas públicas LGBT em Mossoró e no estado do RN, a partir destes debates, foram eleitos 20 delegados para a participação na III Conferência Estadual LGBT.

A conferência foi uma construção coletiva de vários movimentos sociais da cidade de Mossoró, que defendem os direitos humanos e políticas públicas para as pessoas LGBT.

Deste espaço foram tiradas várias propostas no tocante da Educação, Cultura, Participação Social e pactos federativos. As pessoas participantes elegeram como prioridade do poder pública, a criação de um Conselho Municipal LGBT e a Coordenação de Políticas de Gênero de Diversidade Sexual na Prefeitura de Mossoró, mecanismos que atuam na construção das políticas públicas para as pessoas LGBT e também fiscaliza e monitoria a violência sobre estas populações, que são historicamente marginalizadas.