Moradores do Vingt Rosado fazem “vaquinha” e alugam máquina para limpar espaço público

Cansados da constante presença de lixo em terrenos públicos próximo a escolas, igrejas e até mesmo à creche, moradores do Conjunto Vingt Rosado se reuniram em ação de conscientização e revitalização dos espaço através do plantio de mudas.

Porém, o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Vingt Rosado (Amorvir), Asclepius Saraiva, conta que os moradores tiveram ainda de fazer uma “vaquinha” para contratação de máquina para remover o lixo que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) não recolheu do local.

“A máquina da Prefeitura veio na segunda-feira última, limpou em uma área pequena, deixou a montanha de lixo acumulada e boa parte não limpou. Quando chegamos, achávamos que estava tudo limpo, mais infelizmente não. Fizemos uma vaquinha e alugamos essa máquina. Depois plantamos, fizemos blitz de conscientização para as pessoas não colocarem lixo em terrenos baldios”, conta o presidente.

A mobilização incluiu ainda distribuição de cartilhas e adesivagem de carros. Os moradores estabeleceram ainda fiscais de rua para não permitir que pessoas descartem lixo de forma incorreta.

Questionado sobre o porquê do não recolhimento do lixo do terreno onde a máquina da PMM realizou a operação esta semana, o secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Carlos Clay, afirmou que as equipes de limpeza concentraram o lixo em um só local para facilitar coleta posterior. Ele ressalta que a estratégia é usada para diminuir os problemas com o material espalhado enquanto não é removido.

“Na quinta-feira da semana passada, nós retiramos 75 carradas de lixo do Vingt Rosado, que é o maior conjunto de Mossoró. A demanda é muito grande e, por isso, nem sempre é possível retirar todo o material de uma vez, mas ele é recolhido posteriormente. Nós precisamos da colaboração da população para manter essas áreas limpas”, disse.

Carlos Clay afirma que ações como a desenvolvida pelos moradores do Conjunto Vingt Rosado são essenciais e que as associações e organizações dos bairros podem procurar auxílio da Secretaria de Meio Ambiente para estas mobilizações.