Ministério da Saúde registra 153 mortes por influenza H1N1

Ministério da Saúde divulgou boletim nesta última terça-feira, 19, destacando que já foram registradas 153 mortes por influenza A/H1N1 em todo o país. Desse total, 51 mortes foram registradas desde o boletim anterior, referente aos casos até o último dia 2 de abril.

Foram contabilizados 1.012 casos de síndrome respiratória aguda grave por influenza A/H1N1 até o dia 9 de abril. Em uma semana, foram registrados 326 novos casos da síndrome por H1N1 no Brasil. A síndrome é uma complicação da gripe.

Além das mortes por H1N1, houve oito mortes por influenza A de subtipo não especificado e seis mortes por influenza B. O estado de São Paulo teve o maior número de óbitos por influenza, 91 no total. O número corresponde a 57,7% das mortes do país.

Os outros estados que registraram óbitos por H1N1 foram: Santa Catarina, com 10 mortes; Goiás, com nove; Rio de Janeiro, com oito; Rio Grande do Sul, com seis; Minas Gerais, com quatro; Pará, com três; Bahia, também com três; Distrito Federal, com três; Mato Grosso do Sul, com três; Mato Grosso, com duas; Paraná, também com duas; Ceará, com duas; Rio Grande do Norte, com duas; Amazonas, com uma; Paraíba, também com uma; Pernambuco, com uma e Amapá, com uma morte.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa no próximo dia 30 de abril, mas vários estados já anteciparam a aplicação das doses. A vacina aplicada é a trivalente, ou seja, que protege contra o H1N1, o H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e Influenza B.