Ministério da Saúde e Sesap discutem assistência às crianças com microcefalia no RN

Uma comissão de oito representantes do Ministério da Saúde (MS) realiza visita à sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em Natal, para discutir a assistência às crianças nascidas com microcefalia no Estado.

A reunião entre o grupo do MS, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, e os coordenadores e técnicos da Sesap estava marcada para as 9h e deve se estender até as 18h desta quarta-feira, 17.

“O Ministério vem prestar apoio para estruturar a linha de cuidado para a criança com microcefalia. Serão discutidas as necessidades estruturais do estado, como no que diz respeito aos exames para confirmação de casos e à habilitação de serviços para acompanhamento das crianças com microcefalia, a fim de se realizar um trabalho de estimulação precoce voltado ao seu desenvolvimento psicomotor, na busca por reduzir o nível de comprometimento causado pela malformação”, informa a Sesap em nota.

Crianças com microcefalia necessitam de tratamentos especiais com profissionais como fisioterapeutas e fonoaudiólogos, além de acompanhamento médico especializado como neurologistas e pediatras. Com o aumento na quantidade de crianças diagnosticadas com a malformação, secretarias de saúde de diversos estados devem receber a equipe do Ministério da Saúde este ano.

De acordo com o último balanço da Sesap, o Rio Grande do Norte já registrou 287 casos suspeitos de microcefalia relacionados às infecções congênitas, sendo 236 nascimentos ocorridos no ano passado. Outros 44 casos são de crianças nascidas em 2016, mais dois abortos e quatro diagnósticos ainda no útero da mãe e um caso ignorado em 2014.