
Ministério da Justiça faz operação contra pirataria no RN e mais 9 estados
Justiça determinou busca e apreensão, além do bloqueio de sites e aplicativos ilegais
Nesta quinta-feira (05), o Ministério da Justiça e Segurança Pública aliada às polícias civis de 10 estados brasileiros deflagrou a segunda fase da Operação 404, de combate à pirataria digital.
Seguindo a determinação judicial, há 25 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos, além da suspensão e bloqueio de 252 sites e 65 aplicativos de streaming – que compartilham de maneira ilegal filmes, séries e programas de televisão.
No RN, a Polícia Civil declarou que um dos alvos da operação foi identificado no município de Florânia. No ocorrido, computadores foram apreendidos e uma mulher conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso.
A justiça também ordenou a remoção de perfis e páginas em redes sócias e desindexação de conteúdo em mecanismos de busca. A operação conta com o auxílio das embaixadas do Reino Unido e Estados Unidos no Brasil.
No ano passado, oito pessoas foram presas em flagrante na fase 1 da Operação 404, em que foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em 12 estados. Os alvos investigados eram suspeitos de agir em 100 aplicativos de streaming e 210 sites de transmissões ilegais.
Abaixo lista dos estados onde os mandados estão sendo cumpridos:
- Bahia
- Ceará
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Paraná
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Santa Catarina
- São Paulo