Marcolino Esmeraldo Dantas – Wilson Bezerra de Moura

A figura a que nos reportamos nesse momento marcou uma época no passado. Em qualquer atividade, na disponibilidade que se incline uma pessoa em contribuir com a sociedade, em qualquer aspecto, ali tem vez, indistintamente, as condições favoráveis o fazer.

Sou estimulado a falar no momento na área do credo, que veio-me à lembrança quando imediatamente da criação da Diocese de Mossoró, isto pelo ano de 1934, por força e circunstância do bispo de Natal, Dom Marcolino Esmeraldo Dantas, que teve como meta prioritária lançar, idos de 1929, a grande batalha em favor de todo o Rio Grande do Norte, estabelecendo parâmetros de ampliação de um grande clero que, decerto, surtiria os efeitos pretendidos.

O trabalho empreendido pelo bispo dom Marcolino Dantas em Natal foi de importante para extensão de suas ações. Primeiro lutou para construir o Seminário de São Pedro, depois abriu as portas à educação, fundando naquela capital os colégios Nossa Senhora das Neves e o colégio Santo Antônio, além de outros benefícios sociais, como o dispensário Sinfrônio Barreto, cuja finalidade era abrigar as pessoas de extrema necessidade.

Suas obras foram importantes em vários aspectos na sociedade, pois foi sua ideia de criar um jornal denominado A Ordem Católica, e para concretizar seu sonho contribuiu para a criação das dioceses de Mossoró e Caicó.

Enfim nos permitimos dizer que os bispos, quando assumiam o cargo em sua diocese, geralmente empregavam todo esforço para apresentar trabalho importante à sociedade. Foi o caso  de Dom Jaime de Barros Câmara, primeiro bispo, que ao assumir a Diocese de Mossoró iniciou suas atividades construindo escolas, seminários e outras entidades que beneficiavam o povo.

Pelo menos a história nos apresenta dados claros e evidentes de quantos posteriores ao bispo Dom Jaime aqui chegando logo desenvolveram, em todos os sentidos na sociedade, trabalhos importantes, especialmente na agricultura, para programar o desenvolvimento na produção agrícola, iniciando pela irrigação.