Mais de cinco mil instrumentos foram fiscalizados pelo IPEM no último trimestre

Foram encontradas irregularidades em cerca de 3% dos instrumentos fiscalizados, principalmente em bombas de combustível e balanças comerciais.

ASSECOM/RN

No último trimestre, as equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) verificaram 5197 instrumentos na capital e em várias regiões do estado. Entre os itens avaliados estão 1969 balanças comerciais, 1801 bombas de combustível, 704 taxímetros,  e 475 bombas de combustíveis, 208 cronotacógrafos (instrumento, obrigatório em veículos de carga com peso bruto superior a 4.536 kg e de passageiros com mais de 10 lugares, que registra informações do percurso, como o tempo de movimento, paradas e velocidade atingida pelo veículo),  132 esfigmomanômetros (medidor de pressão arterial).

Foram encontradas irregularidades em cerca de 3% dos instrumentos fiscalizados, principalmente em bombas de combustível e balanças comerciais.  Os principais erros apontados nas análises foram: vazão abaixo do permitido (quando é entregue um volume menor de combustível ao consumidor em relação ao apresentado na bomba), erro no interloque (sistema de bloqueio responsável por zerar os indicadores de volume e preço a pagar da bomba de combustível a cada novo fornecimento) e mau estado de conservação nas bombas de combustível. Já nas balanças foram verificados erros de pesagem, em favor e contra ao consumidor, e a marca de selagem rompida.

“No último mês retomamos as fiscalizações em várias cidades do interior e o resultado foi muito positivo e satisfatório já que encontramos um número de irregularidades abaixo do esperado. Percorremos mais de quarenta municípios do Rio Grande do Norte e reforçamos a importância do trabalho do IPEM/RN para todos os cidadãos. Lembrando que quando a irregularidade encontrada pode trazer prejuízo ao consumidor, os instrumentos são retirados de uso até a realização de reparo. Nosso principal objetivo é garantir a segurança e a proteção do consumidor”, enfatiza o diretor-geral do IPEM/RN, Hugo Araújo.

O consumidor que observar ou desconfiar de alguma irregularidade pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM/RN pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (84) 3222.9079 e 98147-9433.

Sobre o IPEM/RN

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do governo estadual, vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec/RN).

Possui equipes de fiscalização formadas por especialistas e técnicos em que realizam diariamente, em todo o Rio Grande do Norte, verificações periódicas visando garantir o correto e seguro funcionamento de balanças, bombas de combustíveis, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), taxímetros, medidores de velocidade (radares), brinquedos, bicicletas infantis, produtos têxteis, extintores de incêndio, produtos pré-medidos, entre outros materiais.

Deixe um comentário