Maioria dos feriados de 2016 cairá no meio de semana

O ano novo ainda não começou, mas muitos brasileiros já começaram a programar os feriados. No próximo ano, 12 feriados cairão durante a semana, incluindo os municipais.

Se por um lado o grande número de feriados no meio da semana afeta o comércio, por outro as datas são aguardadas com ansiedade por quem gosta de viajar. É o caso da estudante Adriana Oliveira, que anualmente planeja com antecedência os feriados para fazer uma grande viagem.

“No próximo ano já vi que teremos um feriadão no final de setembro e início de outubro, nos feriados municipal do 30 de Setembro e o de 3 de outubro dos mártires de Cunhaú e Uruaçu que caem numa sexta-feira e segunda-feira, respectivamente. Então, vou aproveitar o feriado prolongado para viajar a Cutitiba (PR)”, revela a estudante, que costuma planejar as viagens com antecedência para reduzir os custos.

O Ministério do Planejamento ainda não divulgou o calendário oficial, mas a previsão é de que em 2016 sejam 10 dias de feriado nacional nos dias úteis e apenas dois em fim de semana. Os feriados estaduais e municipais cairão todos durante a semana.

Lista de feriados:

Ano-novo – 1º/1 (sexta-feira)
Carnaval – 9/2 (terça-feira)
Sexta-Feira da Paixão – 25/3 (sexta-feira)
Páscoa – 27/3 (domingo)
Tiradentes – 21/4 (quinta-feira)
Dia do Trabalho – 1º/5 (domingo)
Corpus Christi – 26/5 (quinta-feira)
Independência do Brasil – 7/9 (quarta-feira)
Dia da Libertação dos Escravos – 30/9 (sexta-feira)
Mártires de Cunhaú e Uruaçu – 3/10 (segunda-feira)
Nossa Senhora Aparecida – 12/10 (quarta-feira)
Finados – 2/11 (quarta-feira)
Proclamação da República – 15/11 (terça-feira)
Dia de Santa Luzia – 13/12 (terça-feira)