Limpeza do rio Piancó/Piranhas/Açu deverá ser concluída na tarde de hoje

Teve continuidade ontem o trabalho de limpeza emergencial do rio Piancó-Piranhas-Açu que deverá ser concluído hoje pela equipe de campo coordenada por Emídio Gonçalves.

A limpeza está à oito km da cidade de Coremas, na comunidade Umari, em Frente à estação de medição da ANA (Sítio Pau Ferrado), município de Cajazeirinhas.

Segundo técnicos, o trabalho esta cada vez mais difícil em decorrência da proximidade com a comporta do açude Curemas, onde a água está ficando cada vez mais profunda e quase impedindo a entrada das máquinas.

“Elas ficam em locais e pontos estratégicos dando apoio à operação. A partir desta segunda-feira ficarão em campo sete máquinas retroescavadeiras e chegará um barco do Igarn como suporte para apoiar a operação de limpeza da vegetação aquática (taboa) dentro do rio”, explicou Procópio Lucena, presidente do CBH.

A limpeza emergencial do rio começou dia 7 de dezembro com o planejamento e coordenação do CBH, apoio estratégico da ANA, Ibama, MPF/MPE (RN-PB), Igarn, Aesa, Dnocs, e ação operacional de campo com a participação efetiva da Caern, Igarn, prefeituras de Caicó, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas.