Liga promove mamografias gratuitas em Mossoró e Tibau

A ação do outubro rosa busca identificar novos casos de câncer de mama

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), está realizando desde segunda-feira (26) até a sexta (30), 150 exames gratuitos de mamografia em Mossoró e Tibau. A ação está sendo feita em comemoração à inauguração de um novo setor de Diagnóstico por Imagem.

Em Mossoró, as mulheres devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde serão orientadas, caso estejam inseridas na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde – entre 50 e 69 anos de idade – e encaminhadas para Liga, onde os exames serão realizados. Para as mulheres que residem em Tibau, a recomendação é de que busquem a Secretaria Municipal de Saúde, onde o mesmo procedimento será executado.

No dia marcado para o exame, a paciente precisa portar a solicitação médica, identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Caso tenha feito mamografia anteriormente, deve levar o resultado para comparar com o exame atual.

De acordo com a organização The Cancer Atlas, o câncer é a principal causa de morte prematura no mundo. No Brasil, o mais frequente nos homens é o de próstata, enquanto o câncer de mama lidera o ranking feminino. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para esse ano foi estimado o aparecimento de 66.280 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres 2.