Levantamento sobre arboviroses será iniciado na próxima semana

O segundo levantamento do ano será realizado pelo CCZ e fará o levantamento sobre o número de casos de doenças provocadas pelo Aedes aegypti

Nesta terça-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde informou que iniciará, no dia 02 de maio, mais uma etapa do levantamento dos casos de arboviroses no município. A segunda etapa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) será realizado pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

O trabalho que consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores ocorre a cada três meses, de forma que o primeiro levantamento do ano foi feito em fevereiro.

O levantamento avalia como está o desenvolvimento do mosquito na localidade monitorada. “O LIRAa é feito a cada 90 dias. Com base nele é feita uma análise estatística onde é escolhido os bairros e os quarteirões que vão ser analisados”, destacou o coordenador do CCZ, João Paulo Silva.

Até o momento, Mossoró registrou somente 26 casos confirmados de dengue das 545 notificações no período. Houve ainda 88 notificações para a chikungunya e 17 casos confirmados. A zika teve duas notificações e nenhum caso confirmado.

“A gente destaca que o baixo número de casos confirmados até o momento de dengue e chikungunya em Mossoró se deve principalmente pelo nosso trabalho do dia a dia e aos cuidados da população. Vale salientar que os nossos agentes de endemias estão em campo cobrindo as áreas descobertas”, explicou.

Outro ponto destacado por João Paulo pelo baixo número de casos no município é devido a utilização do novo larvicida no combate ao mosquito. “É um larvicida com uso residual mais prolongado que o larvicida anterior. Ele mata de 80% a 90% das larvas em 24 horas e continua sua ação no reservatório até 60 dias, que é justamente o período que o agente demora a passar novamente naquela residência”, disse.

A informação sobre a realização da nova fase do levantamento ocorreu um dia após serem divulgados números que demonstraram o aumento no número dos casos de arboviroses em todo o Rio Grande do Norte. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) apontam um aumento de 192% no número dos casos.

Deixe um comentário