Larissa defende aplicação de ações preventivas para coibir crescimento da criminalidade no RN

Deputada apresentou posicionamento em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do RN

Integrante da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que acompanhará a destinação de recursos para combater a crise no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) analisou como positiva a reunião extraordinária realizada nesta terça-feira em Natal.

Para Larissa, que retorna à Casa, a ideia de criar uma Comissão para discutir ações efetivas que combatam o aumento da criminalidade no RN é mais que oportuna e facilitará o desenvolvimento de ações que previnam o crescimento da criminalidade no Rio Grande do Norte.

“É preciso traçar estratégias preventivas e políticas públicas de combate e controle da criminalidade e para uma gestão mais efetiva. Não podemos continuar colocando a responsabilidade da segurança pública apenas nas polícias. Precisamos trabalhar para reconstruir nossa qualidade de vida, utilizando a educação, a saúde, a geração de empregos, o resgate familiar e a ressocialização para frear essa violência no Rio Grande do Norte”, enfatiza Larissa Rosado.

Larissa se mostra preocupada com o número crescente de jovens vítimas de incidentes causados pela criminalidade, fato que tem ampliado a sensação de insegurança no estado.

“O nosso Estado teve um aumento de 121,6% em mortes violentas de jovens. Diante desse número alarmante e da sensação de insegurança, é necessário que haja um planejamento de ações especiais voltadas para aumentar a segurança nas cidades, com envolvimento de outros setores do Poder Público, sobretudo na área de educação”, afirma a parlamentar.

Composta pelos deputados Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSDB), Vivaldo Costa (PROS) Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (PMDB), Jacó Jácome (PSDB) e Kelps Lima (SD) a comissão além de acompanhar a aplicação de recursos atuará com ações em conjunto com os poderes no combate ao crime.

A pessebista chamou atenção para os números da criminalidade em Mossoró, que somente este ano já aconteceram 16 homicídios, seguindo o ano de 2016 quando 217 pessoas foram assassinadas.

 

– Deputados analisam ações emergenciais para coibir crise no sistema prisional

A criação da Comissão Especial é um das frentes de atuação do Poder Legislativo referentes à crise prisional, que aprovou projetos na área de Segurança Pública e Sistema Prisional hoje, durante autoconvocação na Casa José Augusto.

Uma das propostas prevê a doação de até 50 viaturas policiais, no valor total de R$ 5 milhões, às Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), e de Justiça e Cidadania (SEJUC), além da doação de 85 ambulâncias à Secretaria de Estado da Saúde Pública.

Além desses, os deputados estaduais avaliaram o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 023/15, de iniciativa do Governo do Estado, encaminhado por intermédio do Ofício nº024/2017-GE, que dispõe sobre a convocação excepcional de servidores estaduais inativos, no âmbito da segurança pública, para a execução de atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

O Poder Legislativo também aprovou projeto de lei de iniciativa do Governo do Estado, encaminhado por Mensagem nº 102/2016-GE, que altera a Lei Estadual nº 9.353, de 19 de agosto de 2010, que dispõe sobre a contratação temporária de professor substituto para atender necessidade excepcional de interesse público.