Hemonorte envia sangue para reforçar estoque dos Hemocentros da PB e PE
As viroses e a vacina contra H1N1 tem contribuído para a redução do estoque de sangue dos Hemocentros de todo o país. A falta total ou parcial de sangue e hemocomponentes podem causar grandes problemas para os pacientes que necessitam da terapia transfusional.
Para manter o estoque equilibrado, o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha (Hemonorte) vem investindo na descentralização das coletas firmando parcerias com diversas instituições e cumprindo calendário mensal de campanhas com a Unidade Móvel de coleta (ônibus).
Neste ano, além de atender as demandas transfusionais da população norteriograndense, o Hemonorte tem contribuído com outros hemocentros que estão com o estoque em estado crítico. Nesta sexta-feira (19), o Hemocentro do RN, enviou ao banco de sangue de Pernambuco, o HEMOPE, 40 bolsas de sangue dos tipos A e O positivo. No início do mês, foi a vez do Hemocentro da Paraíba ( HEMOIBA), que recebeu 80 bolsas, dos mesmos tipos sanguíneos.
Para o diretor Geral do Hemonorte, Rodrigo Villar, neste momento está sendo reforçado o estoque para ajudar os estados vizinhos. “O Hemocentro do RN é parte do plano de contingência para situações de emergências transfusionais, que abrange todo país. A rede de colaboração, que funciona em nível nacional, foi criada para que os hemocentros possam se ajudar em momentos como esses”.