Hemocentro precisa de doações de sangue tipo “O – Negativo”
O Hemocentro de Mossoró está precisando urgentemente de doações de sangue do tipo “O – Negativo”. De acordo com o setor de assistência social da unidade, o estoque deste tipo sanguíneo está praticamente zerado. “Estamos apenas com duas bolsas deste tipo sanguíneo’”, revela a assistente social Zeine Oliveira.
Ela destaca que este tipo sanguíneo é raro. “O sangue tipo ‘O – Negativo’ é doador universal, mas só recebe dele mesmo. Por isso, temos a necessidade de repor o estoque com urgência”, frisa.
Pode ser doador qualquer pessoa entre 16 e 69 anos que tiver mais de 50 quilos e estiver em bom estado de saúde. Também é importante estar descansado, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não pode fumar e nem estar em jejum.
Aquelas pessoas que desejam ser doadoras bastam comparecer ao Hemocentro Mossoró, que fica vizinho ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no bairro Aeroporto, com um documento de identificação com foto. O Hemocentro funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.