Governo do Estado entrega ordem de serviço para construção da agrovila de São Fernando

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), em parceria com a prefeitura de São Fernando, o Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, a Câmara de Vereadores e o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica, entregaram na terça-feira, 19, ordem de serviço da construção da agrovila de São Fernando.

O evento ocorreu no CRAS em São Fernando e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre populares e representantes do Governo do estado, Prefeitura de São Fernando, FETARN, Polo Sindical, Sindicatos dos Trabalhadores/as Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, Câmara de Vereadores, Consórcio EIT/ ENCALSO, Consórcio QS/OITICICA, associações, Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção do complexo hidrossocial Oiticica.

Na ocasião foram apresentados os projetos do complexo Hidrosocial OITICICA e o projeto da agrovila de São Fernando que reassentará 24 famílias sem terra , em uma área de 130 hectares. O valor deste projeto é de aproximadamente 4 milhões de reais.

Durante o evento foi apresentada a lista preliminar das 24 famílias pretendentes de irem para agrovila e uma consulta popular junto à população de São Fernando como um instrumento de conhecimento e pronunciamento da população acerca da lista dos nomes dos pretendentes à Agrovila. “A ideia é possibilitar  a oferta de contribuições, sugestões, questionamentos e denúncias fundamentadas, que observem o cumprimento de critérios avaliativos acordados coletivamente e postos no acordo de conciliação extrajudicial feito entre o Movimento dos Atingidos(as) e o Estado do RN, para a seleção dessas famílias trabalhadoras rurais/agricultoras, sem terras”, ressaltou Paulo Sidney, presidente do IGARN.

A empresa Civiltec, vencedora da licitação para construção da agrovila de São Fernando assumiu o compromisso de construir a agrovila em 5 meses.

 

*Com informações do IGARN

Deixe um comentário