Governo do Estado atrasará salários de janeiro, denuncia sindicato

O Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) denuncia que o Governo do Estado irá começar o ano de 2016 atrasando o pagamento dos salários dos servidores.

Tradicionalmente depositado nas contas até o final do mês corrente, os servidores só devem receber o salário do mês de janeiro nos dias 04 e 05 de fevereiro.

“Querem implementar o calendário de pagamento da iniciativa privada, mas não levam em consideração que os servidores já estão habituados em receber o salário no final do mês, programando o pagamento de contas para este período. Com a mudança, os trabalhadores terão de pagar juros. Lamentamos profundamente essa postura do Governador Robinson Faria, que foi eleito prometendo a valorização do servidor”, afirma a presidente do SINSP/RN, Janeayre Souto.

A presidente afirma que o governador definiu a mudança no calendário de pagamento dos servidores durante reunião na segunda feira, 25. Ela aponta que as coordenações financeiras de todas as secretarias e órgãos foram comunicadas na manhã da terça-feira, 26, de que na próxima quinta-feira, 04 de fevereiro, serão pagos os salários dos servidores inativos, aposentados e pensionistas, independentemente do órgão de lotação de faixa salarial.

Os servidores estaduais ativos, também independente da secretaria ou órgão em que estão lotados, devem receber os salários na próxima sexta-feira, 05 de fevereiro. Janeayre Souto informa que, em todo o RN, uma média de 16.500 servidores serão prejudicados caso o atraso seja cumprido. Porém, o sindicato não fará nenhuma manifestação, protesto ou reunião até que o atraso dos salários seja oficializado pelo Governo do Estado.

Até o momento, o Governo do RN não se pronunciou sobre o possível adiamento do pagamentos dos servidores.